Uma atualização recente em Pokémon Go feita pela Niantic Labs tem gerado protestos dos fãs, que acusam a produtora de estragar a jogabilidade.
Na versão original de Pokémon Go, os monstrinhos detectados no mapa vinham com um indicador de três passos que mostravam o quão próximo o jogador estava deles. Se o usuário movimentasse na direção certa, o contador poderia diminuir para dois e em seguida um passo, até que o Pokémon fosse encontrado. Essa mecânica estimulava os jogadores a irem atrás dos Pokémons mesmo tendo que andar e explorar o ambiente um bocado, mas acabou sendo a base para apps de trapaça, como o Pokevision, que revelavam a direção correta a ser seguida.
Com apps de trapaça estragando a diversão e potencialmente encurtando a experiência de Pokémon Go, a Niantic conseguiu interromper a distribuição de alguns deles, solucionando temporariamente o problema. Porém agora, com a atualização do jogo, a produtora decidiu simplesmente remover totalmente o sistema de três passos, deixando os usuários perdidos e furiosos.
Como consequência da mudança, muitos usuários têm pedido o reembolso de compras feitas em Pokémon Go alegando que a remoção do recurso de proximidade afetou a funcionalidade dos itens comprados. Algumas pessoas têm relatado que receberam o reembolso no iTunes, da Apple.
Após a atualização, a avaliação média de Pokémon Go caiu consideravelmente nas lojas da Apple e do Google. Na app store japonesa, Pokémon Go está atualmente com apenas uma estrela e meia de nota.
A Niantic ainda não comentou sobre esta nova polêmica.