A verdadeira estrela da última Copa do Mundo, o VAR, não será recriado em FIFA 19 porque, tecnicamente, o jogo é infalível na aplicação das regras. Mas a EA não descarta a possibilidade de incluir o recurso futuramente, apenas pelo potencial dramático.
Segundo o diretor de criação Matt Prior, os jogos da série FIFA já têm o VAR, afinal são capazes de analisar cada lance polêmico com extrema precisão, uma vez que o próprio sistema de jogo já sabe se uma bola cruzou a linha ou se houve contato entre jogadores. Mas seguindo esta lógica, a própria existência do árbitro em campo no jogo, e as animações feitas para os momentos onde são dados cartões amarelo e vermelho seriam itens desnecessários, não fosse pelo realismo e efeito dramático.
Considerando a possibilidade de criar suspense e mais realismo, Prior disse que a equipe da EA pretende observar o desenvolvimento do VAR e pode eventualmente incluí-lo se o recurso se tornar parte “do tecido do futebol”.
“A Copa do Mundo foi interessante”, disse Prior ao site Eurogamer. “Ainda há um processo de aprendizado de como, em última análise, isso [o VAR] se ajusta à forma como é usado. Há uma área cinzenta. Mas é definitivamente algo que vamos monitorar. Se se tornar parte do tecido do futebol a ponto de parecer estranho que não exista em um jogo normal, mesmo que não precisemos, é algo que podemos analisar”.
“Se existe aquele momento de antecipação no futebol real – e se nós quiséssemos criar isso em nosso jogo por causa da autenticidade… se isso não acontecesse em nosso jogo e isso acontecesse o tempo todo no jogo real, você pode dizer que estaríamos perdendo uma parte do tecido do futebol, então pode ser algo que queremos fazer”, explicou ele.
FIFA 19, com o VAR ainda escondido, será lançado no dia 28 de setembro.