A Sony anunciou que não participará da E3 2019, colocando em xeque o futuro do evento que é, há 23 anos, o mais importante do mercado de videogames.
Ao anunciar sua decisão de ficar fora da E3 2019, a fabricante do PlayStation explicou que está “explorando maneiras novas e familiares de envolver a comunidade em 2019”.
“À medida que a indústria evolui, a Sony Interactive Entertainment continua a procurar oportunidades criativas para engajar a comunidade”, disse a Sony à Game Informer. “Os fãs do PlayStation significam o mundo para nós e queremos sempre inovar, pensar de forma diferente e experimentar novas formas de encantar os jogadores”.
De acordo com a vice-presidente sênior de comunicações da Sony, Jennifer Clark, a empresa não terá qualquer presença na E3 2019, nem em estande nem na tradicional conferência pré-evento.
Essa será a primeira vez desde a criação da E3 em 1995 que uma das principais fabricantes de consoles fica totalmente fora da E3, mas a viabilidade do evento vem sendo questionada pelos principais “players” há mais de uma década. Nos últimos anos, a Nintendo deixou de fazer suas conferências ao vivo na E3 e optou por uma transmissão gravada, no formato Nintendo Direct, e longas demonstrações ao vivo por streaming no Treehouse Live durante o evento. A EA também se ausentou do centro de convenções da feira nos últimos dois anos, tendo se estabelecido no ano passado no Hollywood Palladium por vários dias antes do evento.
Com o público cada vez mais habituado a acompanhar apresentações por streaming na internet, o conceito de um grande evento que reune as principais empresas do setor em um mesmo espaço físico parece não fazer mais sentido. Além de diluir o impacto de anúncios importantes, que acabam tendo que dividir a atenção do público e imprensa com muitos outros em intervalos de poucas horas, as apresentações na E3 acabaram se tornando uma disputa de egos, irracional do ponto de vista dos negócios, onde quem causa mais impacto e traz o maior número de trailers e anúncios, no final, “vence a E3”.
Por parte da Sony, mesmo os eventos privados parecem estar em xeque, como foi o caso do PlayStation Experience, cancelado este ano aparentemente por causa da pressão de preparar anúncios relevantes que justificassem a presença da mídia mundial nos Estados Unidos. “Não teríamos o suficiente para reunir pessoas em algum local da América do Norte para realizar esse evento. Não queremos estabelecer expectativas muito altas e, depois, não cumprir. Foi uma decisão difícil, mas nós determinamos este ano não vamos ter o PlayStation Experience”, disse o chairman do Sony Worldwide Studios, Shawn Layden, na ocasião.
A E3 2019 está marcada para a segunda semana de junho e tem as presenças da Microsoft e Nintendo confirmadas.