O fenômeno Fortnite atingiu mais um recorde notável recentemente, se tornando o jogo gratuito para jogar mais popular da história entre aqueles disponíveis para consoles.
Segundo um relatório da SuperData Research, o jogo da Epic Games gerou US$ 233 milhões em março, o que representa um aumento de 73% em relação a fevereiro. Aparentemente, o salto é em grande parte graças ao lançamento de uma nova temporada do Battle Pass e a adição de uma skin de John Wick.
A enorme popularidade de Fortnite pode ser justificada em parte pelo oportunismo da Epic Games, que adaptou o jogo ao Battle Royale assim que a modalidade entrou na moda e também criou versões do jogo para múltiplas plataformas sem atraso. Enquanto isso, seu principal concorrente, PlayerUnknown’s Battlegrounds, está disponível apenas para PC e Xbox One atualmente, o que limita drasticamente seu alcance e popularidade.
Outra boa jogada de marketing da Epic Games que ajudou Fortnite imensamente foi um evento com o músico Drake, que jogou partidas online e revelou ser um grande fã. Drake inclusive promete escrever algumas letras sobre o jogo em uma nova música se a Epic criar um emoticon de Hotline Bling no jogo.
A versão móvel do Fortnite lançada para iOS em março também se tornou uma verdadeira sensação de jogos para smartphones, tendo arrecadado mais de US$ 25 milhões em seus primeiros 30 dias. A média diária de gastos dos jogadores em Fortnite para iOS superou US$ 1 milhão globalmente na App Store da Apple, arrecadando mais do que a maioria dos outros aplicativos de alto desempenho, como Tinder, Pandora e YouTube. O jogo fica atrás apenas do Netflix em termos da quantidade de tempo que os americanos estão gastando dentro do aplicativo.
Fortnite ainda terá a oportunidade de crescer mais com a versão para aparelhos Android, que será lançada em breve. O jogo é gratuito para jogar em todas as plataformas, mas faz seu dinheiro através de compras dentro do aplicativo, onde é possível adquirir moeda virtual para comprar novas roupas para seu personagem.
Fortnite tem se tornado tão homogêneo no cenário de jogos de tiro online que sua popularidade já preocupa as franquias mais tradicionais deste gênero: Call of Duty e Battlefield. Segundo rumores, a Activision e Electronic Arts estariam se preparando para seguir a tendência do Battle Royale reproduzindo a modalidade nos multiplayers de Call of Duty: Black Ops 4 e Battlefield V, que chegam ao mercado no final de 2018. No novo Call of Duty, o novo modo seria a principal atração do jogo, que pode vir pela primeira vez sem uma campanha single-player. Já o Battle Royale de Battlefield V pode ser lançado mais tarde como uma atualização gratuita para o jogo, uma vez que ele ainda estaria em fase de protótipo e depende de mais testes. Se o desenvolvimento não progredir de forma satisfatória, o Battle Royale pode até ser adiado para outro Battlefield ou mesmo para um novo Star Wars: Battlefront, ou ainda ser transformado em um jogo totalmente novo da EA.