Imagens de um suposto protótipo de headset de realidade virtual da Valve vazaram na internet no fim de semana, acompanhadas de boatos sobre um possível novo Half-Life que estaria sendo desenvolvido para uso com o acessório.
As imagens apareceram pelo site imgur no fim de semana, mas o relógio do computador em uma delas mostra que teriam sido feitas em julho de 2018. A fonte do vazamento é anônima, portanto não há como atestar a credibilidade das imagens por sua origem, porém vários detalhes indicam que não se trata de um mero “fake”.
Além de serem imagens de alta-definição, elas mostram muitos detalhes que seriam trabalhosos demais para serem forjados por alguém. Um deles é o logo da Valve impresso nas placas dos circuitos. Outros são fotodiodos de rastreamento do SteamVR sob a carcaça, similares aos do Oculus Rift. Também é possível identificar duas câmeras visíveis e fones de ouvido integrados. O acolchoamento na parte traseira parece ser semelhante aos usados nos protótipos dos controles Knuckles da Valve.
Oficialmente, a Valve diz que tem vários jogos de realidade virtual em desenvolvimento. A empresa poderia estar interessada em estender sua parceria com a HTC, que criou o headset Vive, mas faria sentido também se ela estivesse planejando seu próprio headset.
O site uploadvr.com afirma que fontes independentes confirmaram que “estes são, na verdade, protótipos para um Valve HMD (dispositivo para acoplar à cabeça)”, acrescentando que ele permitiria um campo de visão de 135 graus com “resolução do Vive Pro”. A fonte do site acrescenta que um Half-Life VR estaria em desenvolvimento para ele, alimentando o rumor mais lendário na história dos games.