O co-fundador da Rockstar Games, Dan Houser, se disse aliviado por não ter lançado Grand Theft Auto 6 na conturbada era Trump.
O atual clima político nos Estados Unidos, que em muito se parece com o brasileiro, tem deixado os ânimos muito exaltados por lá e um jogo que faz tantas críticas à sociedade e política americanas como Grand Theft Auto teria que se contorcer para não exceder na polêmica.
Falando à revista GQ, Houser revelou que o clima atual nos EUA tornou “realmente pouco claro o que faríamos com ele, quanto mais como as pessoas ficariam chateadas com o que quer que fizéssemos”.
“Tanto os intensos progressismo liberal quanto o conservadorismo são muito militantes e muito raivosos. É assustador, mas também é estranho, e, no entanto, os dois parecem ocasionalmente desviar-se para o absurdo”, comentou ele. “É difícil satirizar por essas razões. Algumas das coisas que você vê são diretamente além da sátira. Estaria desatualizado em dois minutos, tudo está mudando tão rápido”.
Neste contexto, Red Dead Redemption 2, que é ambientado nos anos 1800, não terá muitos vespeiros políticos para meter a mão. O jogo que sai amanhã até aborda alguns dos tópicos sensíveis do seu tempo, mas Houser esclarece que não houve preocupação com 100% de precisão histórica.
“Pode ser uma obra de ficção histórica, mas não é um trabalho da história”, comentou ele. “Você quer aludir a essas coisas, mas não consegue fazer isso com 100% de precisão histórica. Seria profundamente desagradável”.
“Esta é uma época em que o movimento das mulheres começou em sua infância. As mulheres estavam começando a desafiar seu lugar muito restrito na sociedade, e isso nos deu alguns personagens interessantes. Nós não estamos tentando tocar em ‘Ele é um homem negro, então ele deveria falar assim, e ela é uma mulher indígena, então ela deveria falar dessa maneira’. Estamos tentando mostrar como eles são como pessoas”, explicou o co-fundador da Rockstar.
Red Dead Redemption 2 sai nesta sexta-feira, 26. Já Grand Theft Auto VI parece ainda distante de ser anunciado.