O Google e a Nvidia se juntaram ao lobby contra a aprovação da compra da Activision Blizzard pela Microsoft, embora tenham um argumento diferente da Sony.
Enquanto a dona do PlayStation se preocupa especialmente com o futuro multiplataforma de Call of Duty, o Google e a Nvidia enxergam problemas de monopólio em outras partes do negócio, especificamente nos jogos para celular, serviços de assinatura e distribuição.
Segundo fontes da Bloomberg, as duas empresas conversaram com a FTC (Federal Trade Comission, a agência antitruste americana) sobre seus próprios problemas com o possível acordo, sendo que a Nvidia não se opôs totalmente ao negócio, mas demonstrou preocupação com o risco ao acesso igualitário aos jogos.
Em dezembro, a FTC entrou com um processo nos Estados Unidos para impedir a conclusão do negócio, alegando que ele traria menos competitividade ao setor.
De acordo com registros da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA), a Microsoft planeja criar uma nova loja de jogos para celular com a marca Xbox, e a compra da Activision Blizzard e da King é peça chave para esse negócio.
O Google encerrou no ano passado o Stadia, sua iniciativa na distribuição de jogos por streaming, mas mantém a loja de aplicativos Google Play como uma peça importante de seus negócios. A Nvidia, por sua vez, tem investido alto em seu próprio serviço de streaming de jogos, o GeForce Now. As duas empresas estariam preocupadas com uma eventual restrição à distribuição de vários jogos importantes que ficarão sob controle da Microsoft, caso o acordo de compra da Activision seja aprovado.
A Microsoft continua afirmando que deseja trabalhar com as partes envolvidas para satisfazer quaisquer preocupações que possam ter sobre o acordo. Em comunicado à Bloomberg, o porta-voz da Microsoft, David Cuddy, disse: “Estamos preparados para abordar – e temos abordado proativamente – questões levantadas por reguladores ou concorrentes para garantir que o negócio seja fechado com confiança. Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, não menos”.
Se for a julgamento, o veto da FTC ao negócio entre a Microsoft e a Activision será julgado em audiências marcadas para agosto de 2023.