Grand Theft Auto 5 se aproxima de 100 milhões vendidos

A Take-Two anunciou que Grand Theft Auto 5 está próximo da marca de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente. O desempenho do jogo no último trimestre surpreendeu a editora, que contabilizava 95 milhões de unidades vendidas no começo do ano.

Vender quase 5 milhões de cópias em alguns meses é algo notável para qualquer jogo e ainda mais impressionante para um que foi lançado cinco anos atrás. A longevidade de Grand Theft Auto 5 se deve principalmente a seu modo online, que é atualizado constantemente com novos eventos e conteúdos, sendo o mais recente o pacote After Hours, que coloca o jogador no papel de administrador dos negócios e atrações de uma boate.

Grand Theft Auto 5 é o jogo mais vendido da história, considerando-se apenas os tradicionais para consoles e vendidos ao preço padrão. No ano passado, ele superou o então recordista Wii Sports, que havia vendido pouco mais de 82 milhões. Porém, o jogo da Nintendo foi incluído como um brinde na caixa de todos os Wii vendidos nos primeiros anos, o que tornava a comparação com o jogo da Rockstar injusta. Tetris e Minecraft também já venderam mais de 100 milhões de unidades, mas esses dois foram oferecidos em inúmeros formatos e edições, incluindo smartphones e a Apple TV, a uma fração do preço de GTA 5.

A longevidade de Grand Theft Auto 5 teve pelo menos um efeito colateral indesejado: com tanto sucesso, a Rockstar passou a geração do PS4 e Xbox One quase em branco, desenvolvendo apenas Red Dead Redemption 2, além de adaptar Grand Theft Auto 5 – tecnicamente um jogo da geração passada – aos consoles atuais.

TTT