Um hacker que alega ter obtido o código-fonte da GPU que será usada no Xbox Series X está chantageando a AMD e pede US$ 100 para não vazar os arquivos que roubou.
O roubo do código teria acontecido em novembro de 2019, de acordo com o próprio hacker, que seria uma mulher de nacionalidade não revelada.
“Em novembro de 2019, eu encontrei os códigos-fonte do hardware AMD Navi GPU em um computador invadido”, disse ela ao site TorrentFreak . “O usuário não tomou nenhuma ação eficaz contra o vazamento dos códigos”.
“O código fonte foi alcançado inesperadamente em um servidor/computador desprotegido através de algumas explorações. Mais tarde, descobri os arquivos dentro dele. Eles nem foram protegidos adequadamente ou foram criptografados, algo que é apenas triste”.
O pacote roubado incluiria códigos para os dispositivos Navi 10, Navi 21 e Arden, sendo que este último é a GPU do Xbox Series X.
O roubo dos dados foi confirmado pela AMD, que solicitou inicialmente a remoção dos arquivos que foram parar em um repositório do GitHub. Hoje, a fabricante de chips publicou em seu site oficial a seguinte declaração: “Em dezembro de 2019, fomos contatados por alguém que alegou ter arquivos de teste relacionados a um subconjunto de nossos produtos gráficos atuais e futuros, alguns dos quais foram publicados recentemente online, mas foram removidos”.
Segundo a AMD, o código roubado não representa um risco significativo para a segurança e competitividade de suas GPUs.
O processador personalizado do Xbox Series X possui a arquitetura Zen 2 e Navi da AMD. O console deve chegar ao mercado no final de 2020.