Os irmãos Wachowski, diretores de Matrix, tentaram convencer Hideo Kojima a criar um jogo baseado no filme, mas ouviram um não como resposta. A história foi compartilhada pelo ex-executivo da Konami, Christopher Bergstresser, em uma entrevista ao site Time Extension.
Segundo Bergstresser, os Wachowski eram grandes fãs de Kojima e tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente em 25 de agosto de 1999, dia da estreia do filme original no Japão. O encontro foi a oportunidade para a dupla oferecer ao designer japonês uma parceria para que ele criasse um jogo de Matrix, mas a negativa veio instantaneamente e a ideia sequer foi considerada pela Konami.
“Os Wachowski eram grandes fãs de Kojima, então Kazumi Kitaue (ex-CEO da Konami), Kojima, Aki Saito (que ainda trabalha com Kojima) e eu estávamos na sede da Konami, e recebemos uma ligação dos Wachowski, que queriam vir e se encontrar com Kojima”, lembra Bergstresser, que trabalhou entre 1996 e 2002 na Konami como executivo senior de planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios. “E eles vieram! Os dois vieram com seu artista conceitual e, basicamente, disseram a Kojima: ‘Nós realmente queremos que você faça o jogo de Matrix. Você pode fazer isso?’ Aki traduziu isso para o japonês para o Sr. Kitaue, e Kitaue simplesmente olhou para eles e disse claramente: ‘Não’. Ainda assim, pudemos aproveitar a estreia japonesa de Matrix e a festa pós-evento”.
Embora a recusa da proposta tenha partido do CEO da Konami na época, Kojima, como bom cinéfilo e fã do cinema americano, teria ficado intrigado com a ideia e continuou a demonstrar grande interesse na parceria mesmo após o comentário de Kitaue.
Sem poder contar com a Konami e Kojima, a franquia The Matrix acabou caindo nas mãos de outro designer proeminente da época: David Perry, do Shiny Entertainment. Este criou o jogo Enter the Matrix, lançado em 2003, perto da estreia do segundo filme. Apesar de ter vendido mais de 5 milhões de cópias, o jogo teve recepção pouco entusiasmada da crítica.
A Warner Bros. ainda tentou capitalizar em cima da popularidade dos filmes com o MMORPG The Matrix Online, de 2005, mas este fracassou comercialmente e sentenciou o fim precoce de Matrix na mídia dos videogames.
Mais recentemente, a experiência interativa The Matrix Awakens foi lançada no final de 2021 como uma demonstração tecnológica do Unreal Engine 5.