O simulador de técnico e dirigente de futebol Football Manager 2018 está dando um passo adiante para romper um dos grande tabus do mundo da bola: a revelação de que jogadores podem ser gays.
A produtora Sports Interactive não fez um grande estardalhaço em relação ao recurso, mas o beta de Football Manager 2018 inclui a situação dos jogadores “saindo do armário”. Tal atitude ainda é rara no esporte, embora seja uma certeza que um bom número de jogadores seja gay.
Casos como o do jogador Thomas Hitzlsperger, ex-seleção alemã, que admitiu ser gay ao se aposentar em 2013, ainda são raros no futebol e essa situação é estranha na opinião do diretor de Football Manager 2018, Miles Jacobson.
“Parte da razão pela qual decidimos fazer isso é porque há futebolistas gays”, disse Jacobson à BBC Sport. “Nós sabemos pela quantidade de profissionais que tem que haver jogadores que são gays, mas percebemos que não querem sair do armário. Acho estranho que isso ainda seja um problema no futebol, então decidimos tentar mostrar às pessoas que saem que isso não é um grande problema e pode ser uma coisa positiva. Eu só acho que é loucura que em 2017 estejamos em um mundo onde as pessoas não podem ser elas mesmas”.
O efeito prático da decisão de se revelar gay será discreto em Football Manager 2018. Haverá uma notícia nos jornais sobre a decisão do jogador e um pequeno efeito na arrecadação do clube, que colherá os frutos da notícia.
Jacobson crê que a questão deva ser vista com naturalidade e diz que não pode fazer nada sobre as pessoas que eventualmente irão desaprovar esse elemento em Football Manager 2018.
“Não vamos mudar a mente de alguém que é homofóbico, não temos esse poder, e se alguém tem esse problema e decide não comprar o jogo por essa razão, então, para ser sincero, eu realmente lamento por eles”.