Chegando ao final de 2017, podemos dizer que este foi um ano especialmente produtivo para o gênero de corrida, com lançamentos de pesos-pesados como Gran Turismo Sport e Forza Motorsport 7, títulos casuais ou arcade como Need for Speed Payback e FlatOut 4, simuladores como Dirt 4, WRC 7 e Project Cars 2, além do sempre popular Mario Kart, que acompanhou a janela de lançamento do Switch.
Usando o agregador Metacritic como parâmetro, fizemos uma lista com os jogos mais bem avaliados de corrida deste ano pela crítica mundial.
Mario Kart 8 Deluxe (Switch): A versão atualizada do Mario Kart lançado há cerca de três anos no Wii U reune muita coisa interessante: podemos escolher entre carros ou motocicletas, como no Wii, usar itens duplos (como em Double Dash para GameCube), planejar e executar debaixo d’água (em Mario Kart 7 para Nintendo 3DS) e, claro, correr por paredes e tetos, que foi a principal novidade do jogo no Wii U. Mario Kart 8 Deluxe traz 48 circuitos (incluindo DLC) diferentes. Além do mais, foram incluídos seis novos personagens: King Boo, o menino e a menina de Splatter Huesitos e Bowsy, além de Mario Gold.
Mario Kart 8 foi o jogo de vendagem mais rápida da franquia e certamente uma das razões das vendas excepcionais do Switch.
F1 2017 (PlayStation 4, Xbox One, PC): O jogo oficial da F1 trouxe mais uma vez como estrela da capa o agora tetracampeão mundial Lewis Hamilton – que foi apontado este ano como um dos atletas mais bem pagos do mundo – e novidades como o modo de carreira. Neste, o jogador cria um piloto virtual, colocando-o sob contrato com uma equipe para enfrentar a temporada da F1. Outro ponto muito elogiado foi o novo sistema de pesquisa e desenvolvimento dos carros — radicalmente renovado.
Graficamente, o jogo mudou pouco, mas isso não é necessariamente ruim: o motor gráfico EGO cumpre bem seu papel. No PS4, também o faz muito bem com todos os carros na tela permanecendo bem ancorados aos sessenta quadros por segundo. Atualmente, F1 2017 é um dos jogos de simulação mais fiéis à realidade. Além disso, ele se encaixa com diversos níveis de jogadores — sendo facilmente ajustado a inúmeros estilos de pilotagem.
Forza Motorsport 7 (Xbox One, PC): O núcleo do Forza 7 está perfeitamente contido no Forza Driver’s Cup, a melhor versão do modo de carreira single-player da franquia até o momento. O design geral do modo carreira é muito mais divertido e robusto — com mais estilos de veículos em séries mais curtas, você é encorajado a correr fora da zona de conforto.
Forza Motorsport 7 (Xbox One, PC): O núcleo do Forza 7 está perfeitamente contido no Forza Driver’s Cup, a melhor versão do modo de carreira single-player da franquia até o momento. O design geral do modo carreira é muito mais divertido e robusto — com mais estilos de veículos em séries mais curtas, você é encorajado a correr fora da zona de conforto.
A produtora Turn 10 tentou nos dois últimos lançamentos da franquia tornar os efeitos da chuva mais próximos da realidade, e com Forza 7 parece ter atingido o nível desejado. A água exige mais atenção do piloto e tempestades podem ocorrer no meio da corrida, resultando em um caos na pista se você não for cuidadoso.
A jogabilidade manteve-se parecida com a dos jogos anteriores. Os novatos têm fácil adaptação, graças a assistências, enquanto os veteranos podem apreciar menus extensos de configurações para encontrar a combinação certa de assistências e dificuldade.
Dirt 4 (PlayStation 4, Xbox One, PC): Como a maioria dos jogos de rali, Dirt4 conta com ampla variedade de carros e categorias diferentes. Por exemplo: a categoria “A” é representada pelos carros dos anos 1990; a “B” representa os carros da década de 1980; a “N” representa os carros dos anos 2000 e, por fim, a categoria “R” representa os carros mais recentes.
Dirt 4 também apresenta um novo recurso chamado “Your Stage”. Esse modo permite ao jogador criar circuitos diferentes com base em uma configuração e parâmetros que ele mesmo define. Basicamente, são dois modos de desafio – Gamer e Simulação. O primeiro é para jogadores recreativos ou aqueles que desejam desfrutar e colecionar troféus. O outro é para jogadores mais experientes e que procuram maiores desafios.
Outro destaque do jogo é o modo VR para Oculus Rift, Vive e PlayStation VR, que tornou Dirt 4 a melhor opção do gênero de corrida em realidade virtual em 2017.
Gran Turismo Sport (PS4): Tecnicamente primoroso, Gran Turismo Sport manteve a reputação da produtora Polyphony Digital de dar atenção aos pequenos detalhes, ao mesmo tempo em que negligencia algumas demandas populares. No caso de Gran Turismo Sport, o foco foi para as corridas competitivas online e o perfeccionismo na modelagem dos carros, incluindo seus interiores – ambos em detrimento de um modo de carreira mais robusto e uma garagem mais diversa.
Um modo VR limitadíssimo é outro argumento contrário à Polyphony na discussão sobre as prioridades para a série. A favor, entretanto, há uma jogabilidade que é incontestavelmente a melhor da série até agora e os gráficos que deixam boa impressão, principalmente quando apreciados em resolução 4K e HDR.
Project CARS 2 (PC, PS4, Xbox One): O mais ambicioso intruso na briga entre Gran Turismo e Forza Motorsport pela supremacia na simulação de corrida teve sua segunda versão lançada em 2017.
Project CARS 2 traz inovações dedicadas ao público que aprecia minúcias da simulação, como o LiveTrack 3.0, um sistema que cria variáveis dinâmicas na corrida, como alterações no nível de aderência à medida em que a borracha dos pneus é deixada no asfalto. Esta continuação também apresenta um bom multiplayer, boa variedade de carros e circuitos, além de física aprimorada. Ficam para uma terceira versão itens que podem melhorar bem, como a inteligência artificial, o modo de carreira e a parte técnica, ainda inferior à dos rivais mais próximos.