O estúdio Sabotage, conhecido pelo sucesso indie The Messenger, confirmou que seu RPG raiz, Sea of Stars, será lançado também para PS4 e PS5 em 2023.
Sea of Stars segue a filosofia do estúdio independente, que trabalha para “apresentar nossas próprias ‘edições definitivas’ dos gêneros de jogo que crescemos jogando”. Ou seja, do jogo de plataforma 2D The Messenger, eles agora irão explorar o gênero dos RPGs da era de 16 bits, criando um jogo que se parece muito com Secret of Mana ou Chrono Trigger.
“Para nosso próprio RPG em turnos, começamos com algumas diretrizes simples: transições perfeitas da navegação para o combate, nenhum encontro aleatório e sem tarefas repetitivas. O combate obviamente é um elemento importante, então vamos ver mais alguns detalhes”, explicou o diretor do estúdio, Thierry Boulanger.
“Em Sea of Stars, o combate é totalmente baseado em turnos, sem barras de tempo, eliminando a pressão e permitindo que o jogador tome decisões no próprio ritmo. Cada um dos seis personagens jogáveis apresenta um pequeno kit com quatro feitiços/habilidades com diferentes tipos e padrões de danos, que podem ser combinados com ações de outros personagens.
O MP tem um limite bem baixo, mas se recupera usando ataques normais, criando um fluxo onde usar mágica em uma luta normal é esperado, enquanto os feitiços de ataque mais pesado precisam ser intercalados com ataques normais ao lutar com um chefão.
O fato de não haver encontros aleatórios significa que cada luta é desenvolvida manualmente, oferecendo um padrão exclusivo de inimigos que pode ser analisado e otimizado pelo sagaz Solstice Warrior, enquanto outros recursos de combate se combinam em uma dança de utilidade e danos.
Os inimigos que montam feitiços ou habilidades especiais exibem uma barra com cadeados, cada um com um ícone de um certo tipo de dano. Ao quebrar os cadeados, o próximo movimento será enfraquecido, e quebrar todos eles vai cancelar o movimento por completo.
Cada um dos seis personagens jogáveis pode distribuir danos de um ou dois tipos com eficiência, algo que é fortalecido pelo kit de feitiço/habilidade, que oferecem diferentes padrões (como habilidades de área ou ataques múltiplos)”.
Alguns outros elementos do jogo incluem:
Travessias livres: nade, escale, pule, desça ou suba de precipícios em travessias tranquilas pelo mundo, com um sistema de navegação baseado em um conhecimento de jogos de plataforma que não se prende ao clássico movimento em blocos limitado pela grade.
Iluminação dinâmica total: nosso fluxo de renderização personalizado permite a criação de um mundo deslumbrante, que ganha vida superando todos os limites de jogos em pixels 2D.
Aventura com história que faz sentido: dezenas de personagens e arcos originais vão levar você em uma jornada cativante. Às vezes épico, às vezes absurdo e algumas vezes emocionante, o Sea of Stars cumpre seu papel como RPG de explorar temas clássicos de aventura e amizade e ainda está repleto de reviravoltas e eventos inesperados que estamos acostumados a ver em produções da Sabotage.
Um mundo quase real: existem muitas maneiras de jogar o Sea of Stars se você precisar de uma mudança nas suas aventuras. Velejar, cozinhar, pescar, visitar uma taberna para ouvir uma música ou jogar o famoso jogo de tabuleiro conhecido como “Wheels”.