Uma nova reportagem da Bloomberg adicionou alguns detalhes sobre a tentativa da Sony de comprar a Kadokawa Corporation, dona da FromSoftware, de Elden Ring, e uma potência na publicação de animes no Japão.
Segundo a reportagem, o interesse da Sony pela Kadokawa já vem de muito tempo, mas o negócio ainda não foi concluído porque a Sony estaria mais interessada em comprar apenas as partes relacionadas a animes e videogames do negócio, enquanto a Kadokawa só aceita ser vendida de forma integral
“A Kadokawa, sediada em Tóquio, quer que sua vizinha da cidade a compre inteiramente ou não, enquanto a Sony há muito tempo busca extrair cirurgicamente ativos relacionados a animes e videogames”, explica a reportagem.
Enquanto o interesse da Sony pela FromSoftware é bastante natural, dada a capacidade do estúdio de criar jogos de grande sucesso, como a série Dark Souls, Sekiro, Elden Ring e Armored Core, há muito mais na Kadokawa que simplesmente a propriedade do estúdio de Hidetaka Miyazaki.
A reportagem cita como exemplo os direitos da empresa sobre mais de 100 mil obras de anime e mangá, além da capacidade de criar novas marcas e histórias do zero, graças à ótima relação que a empresa estabeleceu no meio criativo no Japão. A Sony, que é dona da distribuidora americana Crunchyroll e da produtora de animação Aniplex, que criou o anime de Demon Slayer, não goza de tantos privilégios, já que apenas atua como parceira de outras editoras e não tem o direito sobre muitas marcas neste setor.
A Kadokawa seria um alvo perfeito não apenas pelo grande número de propriedades intelectuais que a Sony estaria sedenta por poder explorar como também por ser uma empresa negociada em bolsa e, portanto, possível de ser negociada caso haja interesse dos acionistas. Outros grandes players no setor de anime são em sua maioria empresas privadas que têm recusado ofertas de aquisição há anos.
Após a notícia do interesse da Sony, as ações da Kadokawa tiveram forte alta, elevando o valor de mercado da empresa a US$ 4,1 bilhões, o que dá um norte para o tamanho da oferta a ser feita pela dona do PlayStation.