O designer Hideo Kojima revelou que precisou abandonar várias projetos que tinha em mente para prosseguir com a criação de Death Stranding, que foi sua última ideia antes de decidir o que fazer depois de deixar a Konami.
Falando ao youtuber Julian Chièze durante a Gamescom, Kojima contou um pouco sobre a fase inicial de desenvolvimento de seu primeiro jogo independente. “Para começar, eu tinha muitas idéias e conceitos, mas para ser sincero, Death Stranding não foi a primeira, foi literalmente a última”, disse ele. “Houve outro jogo que tive que abandonar e provavelmente nunca mais voltarei a ele. Então foi assim que Death Stranding nasceu”.
O criador do Metal Gear também admitiu que o desenvolvimento do Death Stranding nem sempre foi tranquilo, como é de costume em seus trabalhos. “Em 2016, éramos poucas pessoas em um pequeno escritório e, em junho do mesmo ano, começamos o design de jogos sem sequer conhecer o jogo inteiro”, disse Kojima. “É como uma maratona, onde o meio é a parte mais difícil. O começo é fácil, todo mundo está cheio de energia; então, no meio, você não pode ver o fim, e parece que não há fim, e é terrivelmente desgastante. Mas, honestamente, quanto mais chegamos ao fim, mais vemos a chegada, o que nos dá força extra”.
Hoje Kojima está na fase final de desenvolvimento de Death Stranding, que é uma corrida contra o relógio e mais um momento estressante. “Isso me faz pensar em foguetes antes da contagem regressiva, mas é um bom tipo de estresse”, acrescentou ele.
O designe voltou a falar do conceito de conexão e “stranding” do jogo, mas como sempre cuidados para não estragar a surpresa. “Vou decepcioná-lo, mas não posso dizer nada [sobre o sistema social strand]. Tudo o que posso dizer é que é um mundo aberto no qual os jogadores descobrirão rapidamente que a abordagem é diferente. Vai ser uma tarefa difícil e você deve reconectar uma sociedade fraturada que separou os humanos; você faz isso com um personagem que não tem nada a ver com super-heróis. Sam está sozinho e deve sobreviver, ele não tem poder especial. Quanto mais você joga, mais notará que ele não é o único nessa situação. No lançamento, provavelmente haverá milhões de pessoas que jogarão e você estará CONECTADO a elas USANDO ALGO…”
Sobre este algo, Kojima continuou dizendo que “é como Miles Morales no verso do Homem-Aranha. Miles pensa que ele é o único Homem-Aranha, então personagens diferentes de diferentes dimensões alternativas também se tornam Homem-Aranha e se encontram, e de repente Miles não está sozinho! É claro que DS será diferente, mas é uma pista sobre o que é o jogo. Desculpe, mas eu realmente não posso dizer mais, tudo bem?”
Death Stranding está previsto para sair no PlayStation 4 em 8 de novembro.