Um dia após um ex-executivo da Konami revelar que o CEO da empresa negou o pedido dos irmãos Wachowski para que Hideo Kojima desenvolvesse um jogo de Matrix, o próprio Kojima foi ao X para comentar que nunca ficou sabendo deste pedido e que poderia ter aceitado.
Em uma entrevista publicada ontem, Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, afirmou que os Wachowski foram à sede da Konami em Tóquio na época da estreia do filme no Japão em 1999 e sugeriram a Kazumi Kitaue, executivo que se tornaria CEO da Konami Digital Entertainment alguns anos depois, que Kojima desenvolvesse um jogo de Matrix.
“As duas vieram com seu artista conceitual e, efetivamente, disseram a Kojima: ‘Nós realmente queremos que você faça o jogo de Matrix. Você pode fazer isso?’”, lembrou Bergstresser em entrevista ao site Time Extension.
“Aki traduziu isso para o japonês para o Sr. Kitaue, e Kitaue simplesmente olhou para elas e disse claramente: ‘Não’. Ainda assim, pudemos desfrutar da estreia japonesa de Matrix e da festa pós-evento”.
Surpreso com a revelação, Kojima respondeu em sua conta no X que, embora o encontro com Kitaue tenha acontecido, ele só chegou à sede da Konami depois que a reunião já havia terminado, o que significa que ele não ouviu o pedido dos irmãos Wachowski e aparentemente ninguém se interessou em informá-lo sobre isso.
“Fiquei surpreso ao ver nas redes sociais que as irmãs Wachowski haviam ‘me oferecido um projeto de jogo de Matrix’ em 1999”, escreveu Kojima. “Em todos esses 26 anos, ninguém jamais me disse que tal conversa havia acontecido”.
“Naquela época, éramos fãs mútuos e trocávamos e-mails. Matrix ainda não havia sido lançado no Japão, mas eu já o tinha visto nos cinemas nos EUA e em uma exibição de pré-estreia. Quando as irmãs Wachowski vieram ao Japão para a promoção, acredito que as encontrei três vezes. De manhã, tivemos uma entrevista para a Famitsu em Shinjuku – naquela ocasião, [o artista de quadrinhos] Geoff Darrow se juntou a nós para a sessão de conversa. À tarde, elas foram convidadas para a sede da Divisão de CS da Konami. Naquela época, eu era vice-presidente da KCE Japan, uma subsidiária integral”.
“Quando cheguei à sede, a reunião delas com o Sr. Kitaue, chefe da Divisão de CS, já havia terminado. Juntei-me a eles depois, e conversamos por cerca de uma hora sem intérprete (Aki nem estava lá). Acho que John Gaeta, o supervisor de efeitos visuais, também estava presente. Naquela noite, participei da exibição de estreia e da festa, onde também conheci Joel Silver. Mesmo assim, não houve menção a nenhuma proposta”.
Kojima comentou ainda que se soubesse que uma proposta havia sido feita, talvez pudesse ter trabalhado em um jogo com os Wachowskis, apesar de suas outras responsabilidades na época.
“Naquela época, eu já estava extremamente ocupado com Metal Gear Solid 2 e provavelmente não poderia ter aceitado a proposta imediatamente. Mas se alguém tivesse me contado, talvez pudesse ter havido uma maneira de fazer isso acontecer”.
I was surprised to see on social media that the Wachowski sisters had “offered me a Matrix game project!” back in 1999. In all these 26 years, no one ever told me such a conversation had taken place. At the time, we were mutual fans and exchanged emails. The Matrix hadn’t been… pic.twitter.com/4P10P9eEfT
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) October 29, 2025