A Konami confirmou que está trabalhando em uma Metal Gear Solid Master Collection Volume 2, mas o lançamento deve demorar, já que tem desafios maiores ao adaptar “títulos realmente grandes” da série às plataformas modernas.
Os dois volumes da Metal Gear Solid Master Collection visam oferecer o básico: a preservação dos jogos da série Metal Gear Solid por meio da compatibilidade com hardwares modernos. Uma missão que beneficiará principalmente Metal Gear Solid 4, jogo que até hoje está restrito ao PlayStation 3.
Falando sobre os planos para o Volume 2 durante o segundo episódio da série Metal Gear Production Hotline, o produtor da série, Noriaki Okamura, confirmou que sua equipe já está trabalhando nas novas adaptações, que vêm com desafios diferentes e potencialmente maiores para a produtora.
“Tínhamos versões HD do Metal Gear Solid 1, 2 e 3 — ou, desculpe, não exatamente para o 1, mas para os outros dois”, comentou Okamura. “Mas a maioria dos títulos lançados depois deles não tem uma versão HD pré-existente que pudéssemos usar. Alguns estão em HD, mas todos seriam títulos realmente grandes. Isso vem com seu próprio conjunto de problemas”.
“Então, com todos esses fatores a serem considerados com a programação, qualquer coisa na linha de ‘o que tem nele?’ ou perguntas como ‘quanto tempo ficará em desenvolvimento, quando será lançado’, vai demorar um pouco até que possamos ter uma ideia clara, mas quando tivermos, avisaremos aqui”.
“Chamamos o primeiro de Volume 1, então estamos fazendo um Volume 2, isso é certo. Também estamos preocupados com o fato de o Volume 1 ter tido um lançamento bem difícil, com todos os problemas, então faremos tudo o que pudermos para não repetir isso, mas só temos que pedir a todos que nos deem tempo”, pediu o produtor.
Se a Konami for incluir os três jogos que faltam no Volume 2, eles serão Metal Gear Solid 4, Metal Gear Solid: Peace Walker e Metal Gear Solid 5. Enquanto este último demandaria pouco ou nenhum trabalho, já que se trata de um título original do PC, PS3, PS4 e Xbox One compatível com o PS5 e Xbox Series, o primeiro parece ser um projeto mais complexo, já que seu código nunca foi adaptado para uma plataforma além do PS3. Já Peace Walker foi lançado originalmente no PSP, mas já rendeu versões para PlayStation 3, PlayStation Vita e Xbox 360.