Depois de desativar vários mods de Baldur’s Gate 3 em uma atualização, incluindo uma ferramenta popular, o Larian Studios anunciou que está trabalhando para viabilizar as modificações não apenas no PC, mas também nos consoles.
Pelo X, o diretor de publicação de Larian, Michael Douse, comentou que a equipe está trabalhando no suporte a mods multiplataforma e a atualização para este fim deverá ser lançada ainda este ano.
“Temos um sistema, mas ele precisa ser testado e ainda requer trabalho”, escreveu ele. “Eu entendo que é péssimo quando o jogo é atualizado e os mods quebram. Nossas equipes da comunidade começarão a conversar e interagir com a comunidade de modding. Por enquanto, o trabalho continua”.
A comunidade modding de Baldur’s Gate 3 tem lidado com a falta de suporte antes mesmo de o jogo sair do acesso antecipado. É difícil para os modders terem que atualizar ou contornar constantemente os problemas que os hotfixes e patches podem criar. Por exemplo, o hotfix 18 quebrou o Baldur’s Gate 3 Script Extender, uma ferramenta importante para a criação dos mods.
Baldur’s Gate 3 já conta com dezenas de mods, incluindo alguns que apenas adicionam conveniências como aumentar ou diminuir notificações no jogo, e aqueles que permitem aos jogadores alterar a aparência dos personagens.