Genshin Impact, que chamou a atenção inicialmente por parecer um plágio de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, é um sucesso maior que o próprio jogo da Nintendo, e já faturou mais de US$ 1 bilhão em seis meses.
O jogo desenvolvido na China pela miHoYo é o que demorou menos tempo para atingir a cifra do bilhão, segundo dados apurados pela empresa de pesquisas Sensor Tower. O sucesso supera o de Pokémon Go da Niantic, que levou nove meses para atingir essa marca.
Genshin Impact já atraiu mais de 40 milhões de jogadores, enquanto Zelda: Breath of the Wild, sua fonte de inspiração, vendeu cerca de 20 milhões de unidades. A diferença é que enquanto o jogo da Nintendo custa US$ 60, o chinês é gratuito, mas isso pouco importa pois seus usuários têm gastado bastante com itens e benefícios virtuais, gerando em média US$ 160 milhões por mês para a miHoYo.
“Poucos títulos móveis foram tão bem-sucedidos quanto o Genshin Impact em um período de tempo tão curto”, escreveu o estrategista de informações móveis da EMEA, Craig Chapple.
“O título de maior geração de receita de 2020, PUBG Mobile, levou pouco mais de 16 meses para atingir seu US$ 1 bilhão em gastos dos jogadores depois que começou a monetizar, enquanto o jogo de maior faturamento, Honor of Kings, levou aproximadamente 18 meses para atingir esse marco no iOS. No início deste ano, Brawl Stars da Supercell gerou seu primeiro US$ 1 bilhão após dois anos. É um feito impressionante – que se origina de um público verdadeiramente global e que é mantido por um investimento substancial em novos eventos, recursos e personagens no topo de um mundo rico e experiência de jogo gratificante”.
Genshin Impact foi lançado para PC, PS4, Nintendo Switch, iOS e Android em 28 de setembro de 2020 e rapidamente se tornou o maior jogo criado por um estúdio chinês até hoje. A miHoYo diz que o desenvolvimento custou US$ 100 milhões, mas o dobro deste montante será investido anualmente para manter o jogo ativo.
Quando foi anunciado em uma feira de games na China, Genshin Impact provocou um protesto de radicais nintendistas que consideraram o jogo um plágio de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
Vcs querem mesmo comparar as vendas de um jogo multiplataforma contra um cujo mercado é nicho do Switch? Sem lógica né?