As vendas de Metal Gear Survive no principal mercado da Europa estão comprovando a rejeição de boa parte do público pelo rumo escolhido pela Konami para a série.
Metal Gear Survive teve desempenho pífio em sua semana de estreia no Reino Unido, ficando apenas em sexto lugar entre os títulos mais vendidos da semana, sendo que não houve outro lançamento importante no período.
Segundo a Chart-Track, que compila dados apenas de cópias física vendidas no varejo do Reino Unido, Metal Gear Survive vendeu 85% menos que Metal Gear Rising, outro spin-off que também não havia sido um grande “hit” em 2013.
Outro indicativo de que Metal Gear Survive não convenceu o público ainda pode ser visto na Steam, onde o jogo da Konami estava em 65º lugar entre os mais jogados poucos dias após o lançamento, com apenas 4136 pessoas jogando no PC em todo o mundo.
Metal Gear Survive é o primeiro jogo da série desde que o designer Hideo Kojima deixou a Konami. O jogo propõe um cenário alternativo àquele de Metal Gear Solid, com o jogador assumindo o papel de um soldado que tenta sobreviver à ameaça de mortos-vivos em uma dimensão paralela.
Desde o anúncio, os fãs de Metal Gear criticaram a Konami por usar a marca criada por Kojima e a base tecnológica de Metal Gear Solid 5 em um jogo com tema tão diferente. Além disso, o conceito de jogo de sobrevivência não parece ter combinado muito com a mecânica “stealth” de Metal Gear Solid 5, e Survive tem agradado muito os avaliadores.
1. FIFA 18
2. Grand Theft Auto 5
3. Call of Duty: WW2
4. Monster Hunter World
5. EA Sports UFC 3
6. Metal Gear Survive
7. Shadow of the Colossus
8. Mario Kart 8 Deluxe
9. Super Mario Odyssey
10. Assassin’s Creed Oranges