A próxima geração de consoles não será aquela que irá abolir de vez os jogos em mídia física. Segundo o chefe do Xbox, Phil Spencer, o recém anunciado Project Scarlett, codinome do próximo Xbox, terá um leitor de disco.
“Sim [discos físicos são parte do nosso futuro]”, disse o executivo ao site Gamesindutry.biz.
Spencer reconheceu que a adoção da mídia digital tem crescido muito nos últimos anos e traz conveniências que os discos não permitem, porém ele entende que ainda há uma boa parcela do público que prefer a mídia física.
“Nós sabemos, porque nós vemos, que mais e mais jogadores estão comprando digital. Achamos que a experiência em certos casos, especificamente se eu estou longe do meu console e tudo está no meu disco rígido com todos os direitos lá, alguns cenários são fáceis. Mas sabemos que as pessoas ainda têm discos”, prosseguiu ele. “Eu quero ser muito descritivo, porque não estou tentando confundir ninguém sobre quais são as opções. Eu quero dar às pessoas escolhas, e no momento mídia física é uma escolha que milhões de pessoas amam”.
Este ano a Microsoft lançou o Xbox One S All-Digital, sem leitor de disco. O console pode ser uma boa forma para a empresa testar a viabilidade de novos modelos do Xbox sem mídia física, o que eventualmente pode acontecer também com o próximo Xbox.
O Xbox Project Scarlett será lançado no final de 2020.