A Microsoft e a Activision Blizzard entraram em um acordo para estender a data limite para a conclusão da fusão, que expirava no dia 18 de julho, mas agora passou para o dia 18 de outubro.
“A recente decisão nos EUA e as aprovações em 40 países validam que o acordo é bom para a competição, jogadores e o futuro dos jogos”, tuitou Lulu Cheng Meservey, CCO da Activision Blizzard e EVP de assuntos corporativos. “Dadas as aprovações regulatórias globais e a confiança das empresas de que a CMA agora reconhece que existem remédios disponíveis para atender às suas preocupações no Reino Unido, os conselhos de administração da Activision Blizzard e da Microsoft autorizaram as empresas a não encerrar o negócio até depois de 18 de outubro”.
“Estamos anunciando a extensão de nosso acordo de fusão para 18/10 para fornecer tempo suficiente para trabalhar nas questões regulatórias finais”, comentou o presidente da Microsoft, Brad Smith. “Honraremos todos os compromissos acordados com a CE e outros reguladores e continuaremos a trabalhar com a CMA nas questões levantadas no Reino Unido. Estamos confiantes em nossas perspectivas de levar esse acordo até a linha de chegada”.
Com tanto esforço e custos envolvidos no processo de aprovação, as partes também concordaram com uma taxa de rescisão mais alta e novos acordos comerciais para a transação. Uma taxa de rescisão, pagável se a Microsoft ou a Activision desistir do acordo, agora está definida em US$ 3,5 bilhões se o negócio não for concluído até 29 de agosto, e salta para US$ 4,5 bilhões se passar do dia 15 de setembro.
A Activision também concordou em potencialmente “manter separada a empresa ou certos ativos da empresa ou implementar outras alternativas legais para consumar a fusão” com os reguladores do Reino Unido. Esta cláusula abre espaço para a Microsoft negociar a venda dos direitos comerciais sobre alguns produtos especificamente no Reino Unido, onde a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) barrou o negócio sob a alegação de que seria prejudicial à competição no segmento de jogos em nuvem.
Together with @Activision, we are announcing the extension of our merger agreement to 10/18 to provide ample time to work through the final regulatory issues. We will honor all commitments agreed upon with the EC and other regulators and continue to work with the CMA on the…
— Brad Smith (@BradSmi) July 19, 2023