A Microsoft tinha planos de lançar um modelo mais poderoso do Xbox One em 2016, mas cancelou o projeto para focar-se em uma atualização mais ambiciosa no ano seguinte, na forma do Xbox Project Scorpio.
Em conversa com o site Gamasutra, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, revelou que o projeto cancelado visava introduzir no mercado um Xbox One consideravelmente mais poderoso que o modelo padrão, e não apenas um incremento discreto como acabou ocorrendo com o Xbox One S.
Segundo Spencer, a ideia acabou sendo descartada quando eles concluíram que o novo console não ofereceria muitos benefícios ao consumidor pelo preço que custaria.
“Nós projetamos um console para 2016, e um console para 2017. Nós estávamos trabalhando em ambos os planos simultaneamente”, revelou Spencer. “Em algum ponto nós dissemos ‘eu acho que precisamos fazer mais do que é possível com os chips disponíveis em 2016 a um preço que o público de console gostaria de pagar’. Então foi quando interrompemos esse esforço”.
“Dissemos que tudo bem, vamos colocar todo o nosso peso e capacidade de execução da equipe de hardware por trás de um console de alta potência em 2017 que está completamente orientado para 4K”, explicou o executivo.
Spencer queria um novo Xbox capaz de rodar em 4K e com 30 fps os jogos que no Xbox One padrão funcionam em 1080p a 30fps. Esse nível só seria viável com o Scorpio no final de 2017.
O Xbox One mais poderoso que seria lançado em 2016 soa parecido com o PlayStation 4 Pro. O console da Sony lançado no ano passado é bem mais poderoso que o PlayStation 4 original, mas não consegue rodar em 4K os jogos mais sofisticados, embora faça um “upscale” sofisticado que mostre imagens nesta resolução a partir de uma renderização em definição mais modesta.
Na mesma entrevista, Spencer comentou que a Microsoft experimentou inúmeras vezes criar designs para um Xbox portátil, mas a ideia jamais saiu do papel. “Em termos de onde os consoles irão, eu ainda acredito no poder da televisão em casa”, disse o executivo.