A Microsoft tornou pública pela primeira vez suas informações sobre o tamanho do mercado do Xbox globalmente, revelando que a plataforma tem menos da metade do público do PlayStation.
As informações sobre o market share do Xbox foram incluídas em uma apresentação, nesta terça-feira, do presidente da Microsoft, Brad Smith, para a Comissão Europeia em Bruxelas, onde a empresa trava uma longa batalha pela aprovação da aquisição da Activision Blizzard.
Considerando-se apenas a rivalidade entre o Xbox e PlayStation, na Europa o Xbox tem 20% do mercado contra 80% do PlayStation. No Japão, a vantagem do console da Sony é ampla, de 96% contra 4% do Xbox. Globalmente, os números são 70% de mercado para o PlayStation contra 30% do Xbox, de acordo com os dados da empresa de análise de mercado IDG, compartilhados agora por Smith.
Desde a introdução do Xbox One no mercado a Microsoft tem evitado divulgar números de vendas do Xbox, com o intuito de não desvalorizar a marca ante a concorrência. A divulgação dessas informações para a Comissão Europeia, entretanto, tem um propósito estratégico, de tentar convencer que a Microsoft está longe de estabelecer um monopólio no mercado de games, sendo na realidade uma competidora ainda bem frágil diante do PlayStation e Nintendo, principalmente nos mercados da Europa e Japão.
O acordo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft ainda não foi aprovado pelos três principais reguladores nos EUA (a Comissão Federal de Comércio), na Europa (a Comissão Européia) e no Reino Unido (a Autoridade de Concorrência e Mercados). O Brasil, Chile, Arábia Saudita e Sérvia já deram sinal verde para o negócio.