A Microsoft confirmou que as principais produções de seus muitos estúdios custarão US$ 70 em vez de US$ 60 a partir do ano que vem. O aumento de preço será aplicado não apenas aos grandes títulos vindos da Xbox Game Studios, cujo próximo representante deve ser Forza Motorsport, mas também a títulos assinados pela Bethesda, que está prestes a lançar Redfall e Starfield em algum momento de 2023.
O aumento de preço acompanha o que outras produtoras, como a Sony, EA e Ubisoft, fizeram na virada da geração, tornando os US$ 70 padrão para os lançamentos AAA nos Estados Unidos.
A Microsoft ainda não anunciou um aumento de preços para outras regiões, como o Brasil. Obviamente, o aumento para os jogos da Microsoft não deve ter o mesmo impacto que a concorrência, uma vez que todos os jogos afetados serão incluídos na assinatura do Game Pass no dia de seu lançamento.
Analistas de mercado inclusive interpretaram o aumento de preço como outra forma de encorajar ainda mais os consumidores a aderir ao serviço de assinatura, especialmente porque o número de novos assinantes está começando a diminuir, como o próprio Phil Spencer admitiu recentemente.
O aumento de preço foi sugerido pelo chefe do Xbox, Phil Spencer, em entrevista recente ao Wall Street Journal, quando ele declarou: “Mantivemos o preço de nosso console, mantivemos o preço dos jogos e de nossa assinatura. Acho que não poderemos fazer isso para sempre. Acho que em algum momento teremos que aumentar os preços de algumas coisas”.
Por enquanto, nenhum aumento de preço foi observado no lado do console Xbox Series. Pelo contrário, a Microsoft se permitiu o luxo de baixar temporariamente o preço de seu Xbox Series S em vários mercados importantes durante a Black Friday.