O guru Shigeru Miyamoto criticou o modelo “free to play” comum nos jogos para aparelhos móveis e advertiu seus colegas do mercado de games para que não sejam gananciosos demais ao explorar as famigeradas micro-transações.
Falando em um evento acompanhado pela Bloomberg, Miyamoto disse que a Nintendo está explorando formas alternativas de conseguir que os jogadores paguem por jogos de smartphones, pois não está segura nem com o modelo tradicional de preço fixo nem com o de micro-transações experimentado em jogos como Animal Crossing: Pocket Camp.
“Não posso dizer que nosso modelo de custo fixo realmente tenha sido um sucesso”, disse Miyamoto. “Mas vamos continuar avançando até que se torne arraigado. Assim todos podem desenvolver jogos em um ambiente confortável”.
Para ele, o modelo de cobrar um preço fixo ainda é o melhor e mais sustentável no longo prazo.
“Temos sorte de ter um mercado tão gigantesco, então nosso raciocínio é que, se conseguirmos entregar jogos a preços razoáveis para o maior número possível de pessoas, teremos grandes lucros”, disse Miyamoto na Computer Entertainment Developers Conference (CEDEC) em Yokohama, no Japão.
Miyamoto observou que os serviços de assinatura como o Netflix, Spotify e outros canais de streaming está substituindo o modelo de compra de filmes e CDs antigo com eficácia e pode ser o caminho a ser seguido pelo mercado de jogos.
“É necessário que os desenvolvedores aprendam a se relacionar com serviços no estilo de assinatura. Ao procurar um parceiro para isso, é importante encontrar alguém que entenda o valor do seu software. Então, os clientes sentirão o valor de seus aplicativos e software e desenvolverão o hábito de pagar por eles”, comentou Miyamoto.
Iniciativas da Nintendo no modelo “free to play” como Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp foram criticadas por muitos e não deslancharam como se presumia pela força da marca Nintendo. Fire Emblem Heroes teve desempenho satisfatório e gerou US$ 86 milhões nos dois primeiros meses, mas Animal Crossing: Pocket Camp ficou bem aquém disso, gerando apenas US$ 20 milhões no mesmo período.
Os próximos lançamentos da Nintendo em plataformas móveis serão Dragalia Lost, co-produzido pela CyberAgent Inc., e Mario Kart Tour, que será lançado em março.