O criador de Mario e diretor da Nintendo, Shigeru Miyamoto, revelou que a empresa fez um grande esforço nos últimos anos para mudar sua reputação de ser uma marca “infantil”.
Em entrevista à revista japonesa Famitsu, o designer celebridade da Nintendo disse que a empresa começou um “grande esforço” para eliminar a percepção indesejada de marca infantil e mudar para uma marca de família desde o lançamento do Wii.
“Houve um tempo em que a Nintendo foi chamada de infantil, mas após um trabalho contínuo em nossas prioridades, os esforços começaram a aparecer no Wii, que nos deu uma imagem de ‘paz de espírito'”, disse Miyamoto.
“Se eu quisesse expressar as qualidades da Nintendo em palavras, também seria ‘paz de espírito’ (em japonês, anshin). Há paz de espírito ao vê-lo como pai e você pode tê-lo em sua sala de estar. Nós nos esforçamos bastante para criar algo que possa ser o centro de diversão da família”, filosofou o designer japonês.
Além disso, Miyamoto disse acreditar que a ousadia da Nintendo e sua coragem para traçar seu próprio caminho e não seguir tendências foi a chave para o sucesso contínuo da marca.
“O que realmente faz a Nintendo ser o que é vem de pensar verdadeiramente nos clientes. Não se trata do mercado ou das tendências atuais”.
“Se você tentar fazer algo que vende, acabará se tornando como algo que já está disponível. E se você faz algo parecido com o que já está disponível, não venderá bem. É por isso que a Nintendo cria coisas que ainda não foram vistas”.
Hoje, o Switch é um dos consoles mais bem sucedidos da história da Nintendo e já superou o Xbox One em vendas.
A Nintendo está defasada, tanto em Hardware como em Software. Comprei um Switch na época do lançamento e o catálogo de jogos continua muito pequeno. 80% dos jogos são “ports” com qualidade gráfica extremamente reduzida que foram feitos para mostrar o “poder milagroso” do Switch (que não tem nada de milagroso nesses ports porque a qualidade é realmente muito inferior a do PS4 e Xbox 360, que já estão obsoletos… daí vc já magina o quão inferior é o hardware do Switch). A Nintendo precisa tirar leite de pedra para manter o Switch vivo, ou lançar uma versão nova do console, que dessa vez não vai rolar de comprar.