Super Smash Bros. Ultimate foi aclamado pela crítica, mas agora está sendo execrado por uma parcela de jogadores que descobriu que a Nintendo ainda não sabe lidar com o multiplayer online.
Os problemas de Super Smash Bros. Ultimate no modo online são muitos e começam com o básico: o lag. Aparentemente a programação do módulo multiplayer de Super Smash Bros. Ultimate não é das melhores e os jogadores relatam sérios problemas com conexão e atraso em seus comandos. E mesmo quem tem um bom “ping” não está livre do problema, uma vez que se apenas um dos jogadores de uma partida tem problema de conexão, ele pode comprometer toda a sala e derrubar o jogo.
Outro problema sério do multiplayer online seria o sistema de Matchmaking, que é ineficiente na busca por jogadores que queiram disputar online dentro de critérios pré-estabelecidos. Os jogadores podem escolher as regras e características das partidas, como partidas 1vs1 ou 4vs4, com ou sem itens, etc, mas Super Smash Bros. Ultimate raramente combina jogadores com as mesmas preferências e eles acabam tendo que jogar do jeito que não queriam.
Enquanto não resolve os problemas, o diretor Masahiro Sakurai recomendou enfaticamente que os jogadores de Super Smash Bros. Ultimate comprem um adaptador Ethernet para o Switch e usem conexão com fio para jogar online, o que diminui o tempo de latência. O problema é que um adaptador de Ethernet custa US$ 29,99 e nem sempre é possível atravessar fios que conectem o console ao roteador, portanto é improvável que esta seja uma solução popular.
Jogar online no Switch requer uma assinatura do serviço Nintendo Switch Online, que custa US$ 19,99 por ano. Super Smash Bros. Ultimate seria o melhor motivo até agora para assinar o serviço, mas pelo visto a Nintendo ainda tem que muitos obstáculos para superar antes de popularizar sua rede.