A NetEase pode estar revertendo completamente seu plano de expansão internacional, encerrando seus estúdios fora da China mesmo antes que os primeiros frutos possam ser colhidos.
Em janeiro, a NetEase encerrou sua participação no Worlds Untold, estúdio com sede em Vancouver, fundado pelo escritor de Mass Effect, Mac Walters, em 2023, bem como na Jar of Sparks, de Seattle, fundado em 2022 pelo veterano do Xbox Jerry Hook. E na semana passada, os desenvolvedores americanos que trabalharam em Marvel Rivals em parceria com os estúdios chineses da NetEase foram surpreendidos com a notícia de que estavam sendo demitidos. A decisão ocorreu dois meses após Marvel Rivals ser lançado com enorme sucesso, e em um momento em que o jogo ainda cresce, tendo atingido mais de 40 milhões de jogadores.
O encerramento abrupto da participação da NetEase nos três estúdios, e principalmente a demissão de uma equipe que acabou de entregar o maior sucesso internacional da marca, com Marvel Rivals, fez soar um alerta entre as produtoras ocidentais, principalmente aquelas financiadas por capital chinês.
Um porta-voz da empresa negou ao site Venturebeat que estaria encerrando seus estúdios ocidentais. No entanto, novas fontes ouvidas pelo site Game File afirmam que a editora está de fato alienando seus ativos internacionais.
Uma das fontes do Game File afirma que a NetEase planeja se desfazer da maioria de seus estúdios internacionais formados ou comprados por ela nos últimos anos, como o Quantic Dream (Beyond: Two Souls, Detroit: Become Human, Star Wars Eclipse), Nagoshi Studio (do criador da série Yakuza) e Grasshopper (No More Heroes, Killer 7). Mais de uma dúzia de estúdios estariam sob risco e podem fechar as portas se não conseguirem um novo investidor.
Um porta-voz da NetEase se recusou a comentar a notícia publicada pelo Game File, mas disse que “todos os estúdios e projetos estão em constante revisão e avaliação, e a NetEase determinará as mudanças necessárias a serem feitas durante esse processo”.
Uma reportagem da Bloomberg acrescentou que os estúdios da NetEase no Japão, entre eles o Nagoshi Studios, “tiveram tempo para concluir os projetos em andamento”, mas não estão recebendo mais financiamento.
Segundo rumores, a decisão da NetEase estaria sendo motivada pela situação de risco do mercado de jogos AAA, potencializada pelos custos de desenvolvimento altíssimos em estúdios ocidentais.