A NetEase demitiu o diretor e vários outros membros da equipe de Marvel Rivals, mesmo após um lançamento muito bem sucedido do jogo em dezembro de 2024.
Disputando a atenção dos jogadores no complicado mercado de jogos “free to play”, Marvel Rivals foi um enorme sucesso para a NetEase, tendo alcançado mais de 20 milhões de jogadores e um pico de 250 mil usuários simultâneos no Steam. O ótimo desempenho do jogo torna a notícia das demissões surpreendente, e o diretor Thaddeus Sasser expressou sua frustração em uma postagem no LinkedIn, na qual ele diz que “esta é uma indústria tão estranha”.
“Minha equipe talentosa e estelar acabou de ajudar a entregar uma nova franquia incrivelmente bem-sucedida no Marvel Rivals para a NetEase Games… e foram demitidos”, escreveu Sasser.
Além do diretor, foram dispensados o designer de fases Gary McGee e outro designer, Jack Burrows.
“Bem, acabei de ser demitido do meu emprego trabalhando no Marvel Rivals com a NetEase”, comentou McGee. “Foi um enorme prazer trabalhar com meus colegas americanos que se juntam a mim neste triste abate. Simplesmente não consegui evitar aquele chute grande, eu acho, não importa o quão grande seja o sucesso do show”.
Marvel Rivals foi desenvolvido por equipes na China e em Seattle, nos EUA. Esta última foi incumbida do design de sistemas e fases do jogo, enquanto a equipe chinesa, liderada pelo diretor criativo Guangyun “Guangguang” Chen, parece ter tido um envolvimento maior com o projeto.
Comentando a notícia, o diretor cinematográfico John Ebenger, da Bungie, afirma ter ouvido comentários que as demissões eram parte de uma decisão ampla da NetEase de sair da América do Norte. Em janeiro, a editora encerrou sua parceria com os estúdios Worlds Untold, com sede em Vancouver, Canadá, e com o Jar of Sparks, também sediado em Seattle e fundado em 2022 pelo veterano do Xbox Jerry Hook.
“A única informação que posso acrescentar é que ouvi dizer que a NetEase está retirando TODOS os investimentos da América do Norte. Começou no ano passado. Essas demissões são todas da equipe de design da América do Norte? Se sim, então parece que não, não importa o quão bem-sucedido seu jogo seja, a política corporativa criada pela geopolítica e pelas relações comerciais importa”.
A NetEase ainda tem outros estúdios americanos, como o BulletFarm, sediado na Califórnia, inaugurado no ano passado com o designer-chefe de Call of Duty: Black Ops, David Vonderhaar, o Anchor Point, do designer-chefe de Control, sediado em Seattle e com um braço na Espanha, o T-Minus Zero, situado em Austin, Texas, que está criando um MMO de ficção científica, e o Bad Brain Game Studios, fundado no Canadá por veteranos da Ubisoft.
Na Ásia, a NetEase abriu novos estúdios do designer de Like A Dragon, Toshihiro Nagoshi, e do produtor de Resident Evil, Hiroyuki Kobayashi, e investiu na Grasshopper Manufacture de Suda 51.