A Netflix fechou seu estúdio Team Blue, formado por veteranos da indústria com o objetivo de criar jogos no padrão AAA.
O encerramento do estúdio foi confirmado por um porta-voz da Netflix ao jornalista Stephen Totilo, autor do boletim Game File.
O Team Blue foi formado em 2022 sob a liderança do produtor Chacko Sonny, de Overwatch, e desde então contratou vários veteranos da Microsoft, PlayStation e Activision Blizzard, entre eles Joseph Staten, diretor de Halo, e o diretor artístico Rafael Grassetti, de God of War. O objetivo era expandir a atuação dos negócios de jogos da Netflix para além das pequenas produções para iOS e Android, competindo com os AAA de consoles.
A Netflix não comentou oficialmente sobre o fechamento do estúdio, mas obviamente faz parte de uma mudança de rumo na estratégia da empresa para os videogames. O diretor da iniciativa, Mike Verdu, no cargo desde 2021, mudou de posição na Netflix em junho passado em circunstâncias vagas e naquela ocasião comentou que a Netflix não havia feito nenhuma demissão em sua divisão de jogos, o que não é mais o caso.
Em julho, a Netflix anunciou que Alain Tascan, vice-presidente executivo de desenvolvimento de jogos da Epic Games, substituiria Mike Verdu. Outro ex-Epic Games, Jeet Shroff, chegou mais recentemente para assumir a nova função de vice-presidente de tecnologia de jogos e desenvolvimento de portfólio. De acordo com seu perfil no LinkedIn, Shroff começou este mês.
De acordo com as últimas notícias, constatando o ainda tímido impacto dos videojogos nos seus resultados gerais, a Netflix pretendia apostar na produção de jogos baseados nas suas séries de sucesso, como Squid Game, que terá direito a um jogo multiplayer para acompanhar o lançamento da 2ª temporada. Estúdios independentes recrutados desde 2021, incluindo Night School, Next Games, Spry Fox e Boss Fight Entertainment, não estão ameaçados, segundo informações do Game File.