Após barrar a distribuição do emulador Yuzu no começo do ano, a Nintendo agora foi atrás do Ryujinx, a alternativa mais popular entre os emuladores de Switch, que também está fechando.
Segundo o criador do Ryujinx, gdkchan, a Nintendo “ofereceu um acordo para parar de trabalhar no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que ele controla” e este foi aceito, determinando o encerramento imediato da distribuição do emulador pela página oficial e o repositório no Github.
“Ontem, gdkchan foi contatado pela Nintendo e ofereceu um acordo para parar de trabalhar no projeto, remover a organização e todos os ativos relacionados que ele controla”, explicaram os desenvolvedores em um comunicado publicado no Discord. “Enquanto aguardava a confirmação sobre se ele aceitaria esse acordo, a organização foi removida, então acho que é seguro dizer qual é o resultado. Em vez de deixá-los apenas com pânico e especulação, decidi escrever esta curta mensagem para dar um encerramento”.
Em fevereiro, a Nintendo fechou um acordo com os desenvolvedores do emulador Yuzu, que tiveram que indenizar a empresa em US$ 2,4 milhões e cessar o desenvolvimento e distribuição do programa. Restava até então como alternativa o Ryujinx, um emulador de Switch já muito maduro e que também estava disponível no Mac, além do PC.
Embora os entusiastas da emulação argumentem que este tipo de software serve para preservar jogos que eventualmente não poderão ser comprados por meios oficiais, no caso da emulação do Switch o problema afeta um sistema que está em pleno funcionamento e é a base dos negócios da Nintendo. Resta saber se o ímpeto da empresa para barrar a distribuição de emuladores irá cessar com o tempo, à medida em que o Switch se torna obsoleto e deixe de ser um negócio significativo.