O Nintendo Switch será lançado nos Estados Unidos, Japão e Europa no dia 3 de março e custará US$ 299. The Legend of Zelda: Breath of the Wild será um dos títulos de lançamento e um novo Mario 3D será lançado no final do ano.
Um dos primeiros detalhes anunciados pela Nintendo na apresentação realizada na madrugada desta sexta-feira atende a uma longa reivindicação dos gamers: o Switch não terá a famigerada trava regional, limitação que persistiu nas plataformas da Nintendo até então. Isso significa que jogos comprados no Japão funcionarão numa unidade americana do Switch e vice-versa.
Os dois controles do Switch, batizados Joy-con, têm cada um uma combinação de stick analógico, quatro botões principais e dois botões de “ombro” e poderão ser usados como controles individuais. Os controles terão uma nova tecnologia de feedback HD de alta-precisão que permitirá sentir, por exemplo, as vibrações de um cubo de gelo dentro de um copo ou vários deles, ou até mesmo a água sendo derramada no copo.
Até oito controles podem ser conectados ao sistema, e cada Joy-con terá controles giroscópios. Há também um botão Capture para capturar uma tela e compartilhar online. Após o lançamento, será possível também capturar vídeos.
O Joy-Con direito inclui um ponto de contato NFC para interação com figuras Amiibo, bem como uma câmera de movimento IR que pode detectar a distância, forma e movimento de objetos próximos em jogos especialmente concebidos. Por exemplo, ele pode dizer o quão longe a mão de um jogador está, e mesmo se a mão está formando uma pedra, papel ou forma de tesoura.
Até oito Nintendo Switch poderão ser conectados em rede wireless local para partidas multiplayer. Haverá também um novo serviço online chamado simplesmente Online Service. Este será gratuito por um período de testes, mas pago com assinatura mensal nos moldes da Xbox Live e PS Plus em seguida.
O sistema de feedback inovador dos controles Joy-con será aproveitado em um party-game chamado 1-2-Switch que dispensa a tela criando brincadeiras como quem saca o controle mais rápido, como nos duelos do Velho Oeste.
A duração da bateria da Nintendo Switch vai variar de 2,5 a 6,5 horas, segundo a Nintendo. A duração vai depender do jogo ou aplicação. Zelda poderá ser jogado por 3 horas com uma carga da bateria.
Confirmando os rumores, a Nintendo também revelou que a tela do console é capacitiva multitoque, como nos tablets modernos.
A memória de armazenamento do Switch será bem modesta, com apenas 32 GB disponíveis. Como comparação, os concorrentes PS4 e Xbox One hoje são vendidos em modelos de 500 GB e 1 TB.
O Switch virá apoiado em uma linha de jogos AAA que potencialmente é a mais atrativa de um console da Nintendo desde o SNES. Pela primeira vez na história, um console da Nintendo terá um novo Zelda e Mario saindo na janela de lançamento, com o primeiro acompanhando o Switch no dia 3 de março e o segundo sendo a principal atração do final do ano. Uma nova franquia chamada Arms foi anunciada e consiste em duelos de boxe com braços que são capazes de esticar como serpentina, atravessando a arena para acertar o rosto do adversário. Uma nova versão de Mario Kart 8 também será lançada no console, no dia 28 de abril.
O novo Mario se chama Super Mario Odyssey e é o primeiro Mario “grande” desde Super Mario Sunshine do Wii. No jogo, Mario sairá no Reino do Cogumelo para explorar um novo universo que parece muito com o planeta Terra. Uma cidade parecida com Nova York aparece no primeiro trailer e paisagens de florestas e desertos também foram mostradas.
O sistema incluirá o console principal, os controles Joy-Con (L) e Joy-Con (R), uma alça Joy-Con (para a qual dois Joy-Con são conectados e usados como um controle), um conjunto de pulseiras para os Joy-Con, um Nintendo Switch dock (que conecta o console a uma TV), um cabo HDMI e um adaptador AC. Duas versões elegantes do sistema serão lançadas: uma versão com um conjunto de Joy-Con cinza, e uma versão com Joy-cons em neon azul e neon vermelho. Ambas as versões terão o mesmo preço.
Veja a apresentação completa abaixo.