A Nintendo anunciou que irá adquirir uma participação majoritária na Bandai Namco Studios Singapore, que se tornará um estúdio da Nintendo sob a marca Nintendo Studios Singapore no ano que vem.
O acordo está previsto para ser concluído em 1º de abril de 2026, com a Nintendo adquirindo 80% das ações, e o restante a ser transferido algum tempo depois, “assim que as operações da subsidiária estiverem estabilizadas”.
A Bandai Namco Singapore foi parceira de desenvolvimento da Nintendo em vários projetos first-party, incluindo Splatoon 3 e o protótipo cancelado de Metroid Prime 4. O estúdio também trabalhou em diversos títulos para sua controladora japonesa, como Tekken, Ace Combat, Soul Calibur e Taiko no Tatsujin. “Do conceito à arte, e até o desenvolvimento, nós cuidamos de tudo”, informa o estúdio em seu site.
“A BNSS foi estabelecida como uma das bases internacionais do Grupo Bandai Namco e é uma empresa de desenvolvimento com forte expertise na criação de recursos artísticos para jogos”, comentou a Nintendo. “Ela contribuiu para o desenvolvimento de títulos da Nintendo, incluindo a série Splatoon, e mantém um relacionamento comercial contínuo com a Nintendo. Considerando esse histórico comercial, a Nintendo decidiu adquirir ações da BNSS para fortalecer a estrutura de desenvolvimento do Grupo Nintendo”.
A Nintendo prevê que a aquisição um impacto mínimo nos resultados da empresa para o atual ano fiscal.
A aquisição da Bandai Namco Singapore ocorre após o anúncio, no início de novembro, de planos da Nintendo para expandir suas equipes internas de desenvolvimento. A Nintendo Pictures foi outra aquisição em 2022, seguida pela integração da Shiver Entertainment em 2024.