Preocupada com os revendedores, a Sony do Japão decidiu restringir a venda do PlayStation 5 Pro na edição especial de 30º aniversário do PlayStation aos atuais proprietários de um PS4 ou PS5.
O console da edição especial de 30º aniversário tem a cor cinza do primeiro PlayStation e está limitado a apenas 12.300 unidades globalmente, o que tem provocado uma corrida à loja oficial do PlayStation para assegurar uma unidade. Mesmo com o preço salgado (US$ 999 nos Estados Unidos e 1.100 euros na Europa), os estoques nas lojas dos Estados Unidos e Europa esgotaram em minutos após o início da pré-venda e anúncios com preço inflacionado, alguns acima de US$ 10.000, começaram a aparecer em sites de revenda, como o eBay.
Atenta à demanda pelo console, que tende a se tornar uma raridade, a Sony decidiu implementar restrições nas pré-encomendas no Japão, exigindo que os compradores comprovem que já são proprietários de modelos anteriores do PlayStation.
Para conseguir fazer um pedido do PS5 Pro na edição especial pela loja japonesa é necessário autenticar o acesso com uma conta da PlayStation Network registrada no Japão. E esta conta precisa ter sido usada em um console PS4 ou PS5 por pelo menos 30 horas entre 22 de fevereiro de 2014 e 19 de setembro de 2024.
A pré-venda no Japão vai até o dia 14 de outubro e se houver mais pré-encomendas do que consoles disponíveis até aquela data, a Sony fará um sorteio para determinar quem poderá comprar um.
Cada PS5 Pro de 30º aniversário terá um número único, especificando cada unidade dentro do montante de 12.300 consoles fabricados.