A Sony atribuiu à predominância da distribuição de filmes por streaming o fato de não ter incluído um player de Blu-ray 4K no PlayStation 4 Pro, a versão mais poderosa do PlayStation 4 anunciada ontem.
Embora o PlayStation 4 Pro seja promovido como um console apto a rodar jogos e vídeo em resolução 4K, o player de Blu-ray do console não foi atualizado para suportar essa resolução, o que causou certa estranheza. O rival Xbox One S, bem como o Xbox One Scorpio que será lançado em 2017, têm o Blu-ray 4K, o que deixa o console da Sony com uma desvantagem agora.
Falando ao jornal inglês The Guardian, o presidente do PlayStation, Andrew House, explicou que a demanda menor por assistir filmes em disco motivou a decisão.
“Nosso sentimento é que enquanto a mídia física continua a ser grande parte do negócio de jogos, vemos uma tendência do vídeo no sentido do streaming,” disse House.
“Certamente, com a nossa base de usuários, [streaming de vídeo] é o segundo maior caso de uso do sistema pelas pessoas, então colocamos mais ênfase nessa área.”
Embora não tenha entrado nos motivos econômicos da decisão, é certo que a ausência do Blu-ray em 4K contribuiu com o preço relativamente baixo do PS4 Pro, que será lançado custando US$ 399.
O novo console terá uma versão atualizada dos apps do Netflix e Youtube capazes de reproduzir vídeos em 4K.