A Nintendo pode estar se afastando do desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis, apesar do sucesso financeiro da iniciativa até agora.
Segundo uma reportagem da Bloomberg, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse em maio a mídia japonesa que a empresa “não está necessariamente buscando continuar lançando muitos aplicativos novos para o mercado móvel” e um dos motivos para isso seria a preocupação com o modelo agressivo de monetização deste setor.
A Nintendo faturou mais de US$ 1 bilhão em jogos para celular desde Super Mario Run de 2016, e curiosamente mais de 60% desse valor veio de um único título: Fire Emblem Heroes. Jogos de franquias tradicionalmente mais poderosas, como Super Mario Run e Mario Kart Tour, não alcançaram o sucesso que a Nintendo esperava nas plataformas móveis, o que também trouxe lições à empresa.
O modelo agressivo de monetização dos jogos para plataformas móveis, que geralmente são oferecidos gratuitamente para iniciar, mas criam entraves às vezes irritantes à jogabilidade para estimular a compra de itens e acesso a novos recursos, seria algo que a Nintendo julga ruim para sua imagem.
A Nintendo teria pedido aos seus parceiros de desenvolvimento móvel, como a DeNA, que não forcem os jogadores a gastar muito em jogos, temendo que isso possa prejudicar suas marcas. Porém, o que se viu em títulos como Mario Kart Tour foi justamente o oposto.
Furukawa revelou também que a decisão de desenvolvimento móvel foi motivada em grande parte pelo fracasso do Wii U, mas agora que a empresa conseguiu um novo grande sucesso com o Switch já não há a mesma pressão por parte dos investidores. Além disso, jogos para o Switch como Animal Crossing: New Horizons têm trazido retornos financeiros expressivos, enquanto a maioria dos títulos para plataformas móveis decepcionou comercialmente.
Outra característica dos jogos para plataformas móveis que desagrada a Nintendo é a limitação dos controles nos aparelhos. “A empresa acredita que suas franquias brilham mais quando combinadas com os controles projetados pela Nintendo e nunca foi totalmente confortável com a interface apenas de tela sensível ao toque de um telefone”, relata a Bloomberg.
De acordo com o consultor de jogos para dispositivos móveis Serkan Toto, “o enorme sucesso da Nintendo reduziu a necessidade e a pressão de colocar recursos em dispositivos móveis” e, a partir de agora, “o canal móvel da Nintendo está vazio”. Mesmo assim, o consultor entende que novos lançamentos da Nintendo para dispositivos móveis devem aparecer no futuro e “é muito provável que sejam apenas álibi para apaziguar os acionistas”.
A reportagem também afirma que o presidente da DeNA Co., Isao Moriyasu, diz que o estúdio, que desenvolveu muitos dos jogos para celular da Nintendo, não antecipa o lançamento de um novo aplicativo da marca até o final do exercício financeiro de 2021, que termina em março de 2021.
Empresas japonesas como Nintendo, Honda, etc. São muito tradicionais e merecem todo o nosso respeito, dificilmente vemos essas marcas envolvidas em escândalos e propagandas sem valores morais e éticos, elas sofrem muita pressão dos acionistas mas não colocam o dinheiro acima de tudo. Parabéns Nintendo.