Dino Patti, o co-fundador do estúdio Playdead, de Limbo e Inside, deu novos detalhes de seu novo jogo e comentou sobre os motivos que o levaram a deixar o Playdead para abrir um novo estúdio em parceria com o animador Chris Olsen.
Segundo Patti, sua saída do Playdead foi diplomática e ele vendeu sua participação ao co-fundador e principal designer de Limbo e Inside, Arnt Jensen. Ele admite que houve algum desgaste no relacionamento com o colega, mas foi possível manter um bom relacionamento com “98% das pessoas” do estúdio dinamarquês.
Motivos pessoais também foram citados quando Patti justificou sua saída. “Para mim apenas era hora de fazer outra coisa. Eu encontrei um meio para fazer o que eu quisesse fazer em seguida”, comentou o ex-CEO da Playdead ao site Eurogamer
A escolha de Patti foi aliar-se a Chris Olsen, um animador que ele conheceu no ano passado e que lhe apresentou Somerville, um jogo no estilo Another World e Flashback não muito diferente daqueles criados no Playdead.
Patti decidiu ajudar Olsen e se tornar seu mentor, algo parecido com o que ele havia feito com Jensen durante a concepção de Limbo. “No final eu apenas cheguei à conclusão que queria ajudar. E queria assegurar que sua visão estaria protegida e fosse concretizada”.
“É tão fácil destruir idéias originais”, disse Patti. “Há muita falta de qualidade nos jogos – um monte de jogos valoriza mais serem feitos em tempo do que com qualidade”.
Olsen tem experimentado ideias para Somerville há três anos e várias delas são demonstradas em breves vídeos neste link. O animador tem mais experiência no cinema, onde trabalhou em grandes filmes de Hollywood como Lego Batman e Os Vingadores 2.
O lançamento de Somerville não deve demorar anos como ocorreu com Limbo e Inside, mas Patti opta pela cautela e não fala de data de lançamento por enquanto.