O estilo gráfico HD-2D introduzido por Octopath Traveler continuará norteando os planos da Square Enix, seja na criação de remakes ou títulos originais. De acordo com o produtor Masaaki Hayasaka, a produtora pretende continuar explorando esta estética e novos jogos irão expandi-la, a exemplo do que fez Dragon Quest III HD-2D Remake, que será lançado esta semana no PC, PS5, Xbox Series X|S e Switch.
Falando ao site Digital Trends, Hayasaka explicou que o estilo gráfico HD-2D não foi criado para Octopath Traveler, mas ao contrário, o jogo foi criado como uma forma de explorar as características desta tecnologia.
“Eu participei do projeto como um dos membros fundadores, e começamos explorando estilos gráficos”, contou Hayasaka. “No entanto, em vez de decidir que essa era a escolha certa para Octopath Traveler, lembro que o processo foi o oposto, onde tivemos várias ideias e recursos para o jogo que poderiam combinar com esses gráficos”.
O HD-2D, que tem o próprio presidente da Square Enix como um entusiasta, permitiu à produtora viabilizar remakes que seriam custosos demais para fazer de outras formas — a exemplo de Final Fantasy VII Remake e seus visuais de ponta –, sem comprometer a qualidade visual.
Sobre isso, Hayasaka comentou: “O estilo HD-2D foi criado e inspirado pela era de ouro da era de 16 bits, quando a qualidade da pixel art estava no auge. Mesmo quando dizemos simplesmente ‘remakes’, há vários métodos de fazer isso que podem se adequar às características únicas de um título, mas como o estilo HD-2D nasceu do jeito que era, era um ajuste perfeito para refazer jogos que originalmente usavam pixel art. É quase mais difícil acreditar que eles não combinariam bem”.
Desde a invenção do HD-2D e o lançamento de Octopath Traveler, a Square Enix usou o estilo no SRPG Triangle Strategy, criou um remake de Live A Live, jóia perdida do SNES, produziu a sequência de Octopath Traveler e agora prepara-se para lançar Dragon Quest III HD-2D Remake. A cada jogo, a tecnologia evoluiu, ou melhor, se expandiu, como explica Hayasaka.
“Em vez de evoluir, pode ser mais preciso dizer que está se expandindo cada vez mais”, disse o produtor. “Por exemplo, em Triangle Strategy — que seguiu Octopath Traveler — a câmera podia ser girada, e em Dragon Quest III HD-2D Remake, experimentamos utilizando paletas de cores que pareciam autênticas para Dragon Quest junto com uma fórmula para abrir mão de pixels no fundo. Tenho certeza de que os futuros títulos HD-2D também adicionarão seu próprio toque exclusivo ao conceito, e essas inovações continuarão a expandir os limites da expressão HD-2D no futuro”.
Enquanto deixa os fãs com esperanças de um Chrono Trigger HD-2D Remake, ou quem sabe até mesmo algum Final Fantasy em HD-2D, a Square Enix está produzindo a primeira trilogia de Dragon Quest com este estilo visual. O primeiro lançamento será Dragon Quest III HD-2D Remake, que chega em 15 de novembro ao PC, PS5, Xbox Series X|S e Switch.