A Tencent decidiu cancelar PlayerUnknown’s Battlegrounds Mobile na China e substituir o jogo por uma alternativa que homenageia o exército do país, após não conseguir adequar seu modelo de negócios a uma nova regulamentação local.
A decisão da Tencent, que é uma empresa chinesa e, portanto, apta a explorar o enorme e ainda fechado mercado chinês, é consequência da recusa do governo chinês em permitir compras no aplicativo PUBG Mobile. Sem alternativas, a empresa teve que descontinuar o jogo que era um enorme sucesso, com mais de 70 milhões de jogadores na China, e lançar uma cópia chamada Game of Peace.
Game for Peace recebeu uma reformulação socialista para atender aos rígidos regulamentos governamentais do partido comunista. Segundo a Reuters, a Tencent descreveu Game for Peace como um jogo de tiro tático que “presta homenagem aos guerreiros do céu azul que guardam o espaço aéreo do nosso país”, em referência à força aérea chinesa.
No mês passado, a Administração Estatal de Imprensa e Publicação da China divulgou uma série de demandas para os jogos no país, incluindo a proibição de cadáveres e sangue, bem como referências à história imperial e jogos de azar. Com isso, Game for Peace é um jogo de tiro sem sangue, no qual os soldados alvejados sentam-se e acenam em despedida quando são mortos.
Aparentemente, Game for Peace é PUBG com uma nova “skin”, tanto que o progresso dos jogadores em PUBG será transferido para Game for Peace. A Tencent, por outro lado, diz que os dois jogos pertencem a “gêneros muito diferentes”, mas isso parece ser uma forma de evitar conflitos com a editora de PUBG, a Krafton (anteriormente conhecida como Bluehole), que tem a Tencent como acionista e licenciada a explorar PUBG com exclusividade na China.
PUBG Mobile foi lançado no ocidente em 2018, onde compete com Fortnite e Apex Legends no cada vez mais concorrido mercado de battle royale. Hoje a EA anunciou que Apex Legends também terá uma versão para plataformas móveis.