A teoria de que a pirataria acaba aumentando o mercado de jogos mais que prejudica as vendas foi comprovada em um novo relatório da Comissão Europeia.
A pesquisa reuniu dados do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Polônia e Suécia e concluiu que a pirataria não tem um impacto negativo nas vendas de jogos. O que acontece é o oposto e as cópias ilegais acabam aumentando as vendas legítimas de jogos.
“Para os jogos, o efeito estimado das transações ilegais online nas vendas é positivo – o que implica que o consumo ilegal leva ao aumento do consumo legal”, diz o relatório. “Este efeito positivo de downloads e fluxos ilegais sobre as vendas de jogos pode ser explicado pelo fato de o setor ter sucesso em converter usuários ilegais para usuários pagantes. As táticas usadas pela indústria incluem, por exemplo, oferecer jogabilidade com bônus extra ou níveis extras se os consumidores pagarem”.
O relatório descobriu que 51% dos adultos e 72% dos menores baixaram ou transmitiam, ilegalmente pela internet, jogos, filmes, livros, séries ou música. Para jogos especificamente, apenas 18% das pessoas ouvidas admitiram ter baixado versões piratas. Polônia e Espanha são os paíswes com as maiores taxas de pirataria na Europa, segundo o relatório.
No Brasil, muitos argumentam que a pirataria fez nascer um mercado consumidor de jogos que não existiria caso o acesso fosse apenas por meios oficiais, uma vez que o preço dos consoles e jogos sempre foi proibitivo devido à legislação tributária brasileira, que tem os impostos mais altos do mundo. Mas por aqui ainda não existem estudos sobre o tema.