Um projeto de fã que tinha como objetivo reconstruir o clássico GoldenEye 007 do Nintendo 64 no Unreal Engine 4 foi encerrado após uma notificação dos advogados da MGM, proprietária da marca.
Chamado Goldeneye 25, o projeto foi o trabalho do artista 3D autodidata Ben Colclough pelos últimos três anos e deveria ser lançado em tempo para celebrar o 25º aniversário do jogo original em agosto de 2022. O compositor suíço Yannick Zenhausern deveria criar as músicas do jogo.
Hoje, o autor do remake publicou no Twitter que o projeto GoldenEye 25 deixaria de ser desenvolvido a pedido do detentor dos direitos de Bond, a MGM.
“Isso sempre esteve em nossas cabeças como uma possibilidade, mas nós tentamos nosso melhor para continuar”, disse o autor de GoldenEye 25. “Claro que cumpriremos a ordem e queremos agradecer por seu apoio contínuo”.
Mas nem tudo está perdido para o projeto GoldenEye 25. Colclough agora pretende reaproveitar o que fez em um “jogo de tiro de ação dos anos 90” baseado nos elementos criados para o remake.
Em um vídeo, o compositor Zenhausern afirmou que a maioria dos ativos criados para GoldenEye 25 poderiam ser reutilizados no novo projeto, desde que quaisquer referências a James Bond fossem removidas.
O designer do Goldeneye 007 original do Nintendo 64, David Doak, disse que ficou “profundamente triste e desapontado” após a notícia, mas animado para ver o que o novo projeto se tornará. “Obrigado por um vislumbre maravilhoso do que poderia ter sido”, escreveu ele.
— GoldenEye 25 (@007GoldenEye25) August 11, 2020