Após anunciar Resident Evil Requiem na Summer Game Fest, a Capcom fez uma demonstração a portas fechadas do jogo para alguns jornalistas, que puderam experimentar um extrato da jogabilidade na perspectiva da nova protagonista Grace Ashcroft.
Segundo a Capcom, Resident Evil Requiem será “um retorno ao verdadeiro horror de sobrevivência, misturado com ação de alto risco”. Mas a demonstração de aproximadamente 20 minutos oferecida aos jornalista focou na primeira característica, o horror de sobrevivência, que o diretor Koshi Nakanishi executou com sucesso em Resident Evil 7 e pretende elevar a um novo patamar agora.
Embora rumores apontem para ao menos dois protagonistas, com Leon sendo o personagem jogável na maior parte do jogo, a Capcom por enquanto fala apenas do papel de Grace Ashcroft, uma analista técnica do FBI que é filha de Alyssa Ashcroft, personagem conhecida de Resident Evil Outbreak. A história se passa quase uma década após o bombardeio de Raccoon City, com Grace investigando uma série de mortes misteriosas na cidade devastada.
Em sua prévia, o site VGC destaca a vulnerabilidade de Grace, que diferentemente dos protagonistas veteranos da série, possui pouca experiência em combate, o que significa que os jogadores a verão aprender e evoluir ao longo da aventura. Essa característica é evidenciada logo no início da demonstração, quando Grace desperta amarrada de cabeça para baixo em uma maca hospitalar, lutando para se libertar usando um vidro quebrado.
Uma das maiores surpresas de Requiem é a implementação de uma mistura de perspectiva em primeira e terceira pessoa, que pode ser alternadas pelos jogadores a qualquer momento através do menu de pausa.
A experiência em primeira pessoa continua sendo a recomendada pelo jogo, especialmente para os momentos de maior tensão psicológica, enquanto a terceira pessoa, similar àquela dos remakes recentes de RE 2, 3 e 4, parece ser mais adequada às partes de ação.
A demonstração começa em uma instalação médica sofisticada, não exatamente um hospital, mas possivelmente um centro médico privado dentro de uma mansão, com móveis ornamentados de madeira e papel de parede elegante. Nem Grace e muito menos o jogador sabe como ela chegou lá e a jovem estará desesperada para escapar, tendo que andar por corredores completamente escuros, com os típicos elementos de um horror de sobrevivência, incluindo janelas abertas, barulhos estranhos e interruptores de luz e lâmpadas que não funcionam devido a um fusível queimado.
O nível de interatividade com objetos do ambiente parece ter sido expandido significativamente em relação aos jogos anteriores e as prévias mencionam que Grace irá usar um isqueiro para iluminar o caminho, seguindo a tradição de Resident Evil Code: Veronica, e também como uma chave para áreas anteriormente inacessíveis
O antagonista principal da demonstração é uma criatura com olhos enormes que busca morder o crânio da protagonista. As prévias mencionam que esta criatura parece ser a equivalente a Mr. X, Jack Baker ou Lady Dimitrescu para esta seção do jogo, ou a sequência da Casa Beneviento em Resident Evil Village.
O diretor Koshi Nakanishi (Resident Evil 7) expressou seu desejo de elevar o realismo visual a novos patamares com o jogo, algo que a demonstração exemplifica bem. As prévias dizem que o jogo evoca comparações com a famosa demo PT de Hideo Kojima.
Resident Evil Requiem tem lançamento previsto para 26 de fevereiro de 2026 no PS5, Xbox Series X|S e PC.