A Microsoft anunciou hoje que sua plataforma de streaming de jogos ao vivo, até então conhecida como Beam, agora se chama Mixer. Vários novos recursos acompanharam a mudança de nome.
Segundo Matt Salsamendi, um dos criadores da plataforma, a mudança de nome foi uma decisão difícil, mas eles consideraram que Mixer representa melhor a intenção de conectar as pessoas e “é um nome melhor, uma marca melhor”, que irá ajudar a Microsoft a expandir o serviço para novos mercados.
O grande diferencial do Mixer em relação ao Twitch ou ao Youtube é que sua tecnologia de baixa latência permite interações além das conversas em texto e sem “delay” entre o autor da transmissão e o público. Atualmente, o Twitch e o Youtube apresentam atrasos de cerca de 10 segundos nas interações.
A tecnologia comprada no ano passado pela Microsoft continuará sendo desenvolvido em múltiplas plataformas — como o Xbox One, PlayStation 4 e PC –, mas a fabricante do Xbox irá aperfeiçoar o app no Xbox One para integrá-lo melhor à interface do console.
Uma das novidades anunciadas hoje é o co-streaming, que permite combinar duas transmissões em um visualizador com tela dividida e interface centralizada. O novo recurso está disponível nas versões para PC e Xbox One.
Um app Mixer Create para iOS e Android também entrou em beta hoje. No momento ele permite streamings a partir da câmera do smartphone, mas em breve possibilitará também a transmissão de jogos como Pokémon Go.
Também foi anunciado um canal, o Channel One, que trará conteúdo com curadoria da Microsoft. E uma página do app será adicionada à dashboard do Xbox One.