A Rovio anunciou que está removendo o Angry Birds original da loja de apps do Android e renomeando a versão para iOS, sob a justificativa de que o jogo está afetando o sucesso de seus outros títulos.
A produtora finlandesa já havia removido vários jogos da série Angry Birds, incluindo o original, para “fins de teste” em 2019, mas relançou o título em 2022 sob o nome Rovio Classics: Angry Birds. Menos de um ano depois, a Rovio agora está decidida a remover o jogo de vez, alegando que sua presença tem um impacto no desempenho de seus outros títulos.
Enquanto a versão do Android está sendo totalmente removida da loja Google Play, a versão do iOS está sendo renomeada como Red’s First Flight, o que aparentemente servirá para dificultar identificá-lo como o Angry Birds original e, consequentemente, torná-lo menos popular.
“Analisamos o caso de negócios de Rovio Classics: Angry Birds e, devido ao impacto do jogo em nosso portfólio de jogos mais amplo, decidimos que Rovio Classics: Angry Birds será removido da Google Play Store na quinta-feira, 23 de fevereiro”, informou a Rovio. “Além disso, o jogo será renomeado para Red’s First Flight na App Store, aguardando uma análise mais aprofundada”.
“Rovio Classics: Angry Birds continuará jogável em dispositivos nos quais o jogo foi baixado, mesmo depois de ter sido removido da lista”, esclareceu a produtora.
“Entendemos que esta é uma notícia triste para muitos fãs, bem como para a equipe que trabalhou duro para tornar Rovio Classics: Angry Birds uma realidade. Somos extremamente gratos aos fãs de Angry Birds que demonstraram seu amor pela marca e por este jogo desde o início. Esperamos que esses fãs possam continuar a trazer essa paixão para nossos jogos de estilingue Angry Birds ao vivo, como Angry Birds 2, Angry Birds Friends e Angry Birds Journey, onde nosso objetivo todos os dias é criar a melhor experiência possível para os jogadores”.
É fácil entender por que o Angry Birds original atrapalha mais do que ajuda a Rovio neste momento. O jogo lançado em 2009 custava míseros US$ 0,99 e não tinha microtransações nem anúncios, enquanto os três títulos Angry Birds mencionados no comunicado da Rovio são todos jogos gratuitos com microtransações e, portanto, com potencial de gerar mais dinheiro para a produtora.