Tendo trabalhado por quase três décadas em jogos de baixo orçamento, o estúdio finlandês Housemarque está se preparando para mudar de patamar novamente com Saros, seu primeiro jogo desde que foi comprado pela Sony em 2021.
Em entrevista à publicação finlandesa Helsingin Sanomat, o CEO e cofundador Ilari Kuittinen revelou que Saros terá um orçamento parecido com o de Alan Wake 2, atualmente a maior produção da indústria de games finlandesa. E isso é graças ao investimento da Sony, que apoiou o estúdio na criação de Returnal, seu primeiro AAA, e agora aposta na repetição da fórmula com mais segurança sobre seu sucesso.
Alan Wake 2, da Remedy, tem um orçamento estimado de desenvolvimento e marketing de cerca de 70 milhões de euros e é “a produção cultural mais cara da Finlândia até o momento”, como lembra Kuittinen.
Lembrando dos tempos de vacas magras do estúdio, o CEO do Housemarque comentou sobre os projetos menores que mantiveram o estúdio aberto desde 1995, incluindo Flo-Boarding para o Nokia N-Gage e Gizmondo Motorcross 2005 no malfadado portátil Gizmondo.
“Em cada viagem de vendas e conferência, você se perguntava se esta seria o último lançamento da empresa”, lembrou Kuittinen. “Os tempos difíceis foram facilitados pelo fato de que estávamos constantemente negociando novos projetos, então sempre havia uma luz no fim do túnel”.
A sorte do Housemarque começou a mudar à medida em que o estúdio provava seu valor para a Sony, incialmente com Super Stardust HD no PS3 e mais tarde com Resogun no PS4. Este último se tornou um jogo “cult” e garantiu ao estúdio um contrato com a Sony para a produção de Returnal, seu primeiro jogo AAA de grande orçamento.
“Tínhamos a sensação de que era melhor tentar entrar em uma grande família do que permanecer independente pelos próximos anos”, lembrou Kuittinen.
Embora o valor que a Sony pagou pela Housemarque não tenha sido divulgado, acredita-se que esteja na casa das dezenas de milhões de euros. O artigo da Helsingin Sanomat observa que Kuittinen e o cofundador Harri Tikkanen declararam 9,8 milhões em rendimentos em 2022.
Saros foi revelado com um trailer teaser na apresentação State of Play em fevereiro. O jogo estrelado por Rahul Kohli parece ser um sucessor espiritual de Returnal.
“Saros é um jogo de ação com a história assustadora de uma colônia perdida fora do mundo em Carcosa sob um eclipse sinistro”, descreveu o diretor Gregory Louden. “Você joga como Arjun Devraj, um poderoso Soltari Enforcer que não vai parar por nada para encontrar quem ele está procurando. Nosso objetivo é criar um estudo de personagem emocional e poderoso que explore o custo necessário para criar um novo futuro”.
“Arjun é interpretado por Rahul Kohli (Midnight Mass, The Fall of the House of Usher). Rahul está realmente dando vida a Arjun em uma performance impressionante. Ele tem sido um colaborador brilhante para contar nossa história e defender o jogo. Ele também não está sozinho em Carcosa, e revelaremos mais do nosso fantástico elenco de npc e informações da história adiante”, disse o diretor.