O estúdio 343 Industries, responsável pela série Halo, está planejando substituir seu Slipspace Engine proprietário pelo Unreal Engine para os próximos jogos.
A informação foi divulgada pelo jornalista Jeremy Penter, que escreveu no Twitter: “Só posso confirmar que muitas fontes estão dizendo isso e muito claro que já foi decidido e Halo com certeza está mudando para o Unreal”.
Se esta decisão for confirmada, a 343 Industries estaria admitindo o fracasso de Halo Infinite, já que o plano original era de explorar e dar manutenção ao jogo por uma década.
A adoção do Unreal Engine só faz sentido no contexto do desenvolvimento, ou seja, na criação de novos jogos do zero.
Outros movimentos recentes no 343 Industries indicam uma correção de rota no estúdio e preparativos para abandonar Halo Infinite mais cedo do que originalmente planejado.
Em setembro, o engenheiro-chefe por trás do próprio Slipspace Engine deixou o 343 Industries, que também perdeu sua chefe de estúdio, Bonnie Ross.
Halo Infinite deveria ser o carro-chefe do Xbox Series X|S em sua fase inicial, mas parece cada dia mais certo que este potencial não será realizado. Quando foi revelado ao público em 2020, o jogo sofreu grande rejeição tanto pela jogabilidade, considerada defasada, quanto pela parte técnica, que inclusive rendeu memes na internet. A má impressão forçou a Microsoft a adiar o lançamento por mais de um ano, e quando o jogo saiu em dezembro de 2021, vários modos e recursos, incluindo Forge e Campanha Co-op, estavam ausentes. O último dos quais foi recentemente cancelado para jogadores online.
Os jogadores também ficaram frustrados com a frequência das atualizações pós-lançamento, com o próprio 343 reconhecendo no início deste ano que a comunidade do jogo está “sem paciência” com a falta de atividade e comunicação do estúdio.