A Sony adquiriu uma participação minoritária na Epic Games, empresa responsável por jogos como Fortnite e pela ferramenta de desenvolvimento Unreal Engine. O investimento foi substancial (US$ 250 milhões), mas representa uma fatia pequena da empresa, de 1,4%, e não implicará em exclusividade de produtos no PlayStation 5 ou outras plataformas da Sony.
Segundo as duas partes, o negócio consolida “uma relação já próxima” e reforça a “missão compartilhada de avançar o estado da arte em tecnologia, entretenimento e serviços online conectados socialmente”. A Epic ainda poderá publicar jogos e licenciar seu middleware, o Unreal Engine, em plataformas que não sejam da família PlayStation.
A relação entre a Sony e a Epic Games parecia mais próxima desde que as duas empresas se uniram para apresentar o Unreal Engine 5 com uma demo em execução em tempo real no PlayStation 5. No ocasião, a Epic afirmou que estava trabalhando em estreita colaboração com a Sony há algum tempo, visando desenvolver tecnologias para o PlayStation 5 que tiram proveito das características únicas do hardware do console, como o SSD de alta largura de banda, capaz de carregar 2 GB de dados em um quarto de segundo.
Apesar do Unreal Engine 5 ter sido otimizado para o PS5, ele funcionará também no Xbox Series X e, segundo a Epic, “será incrível em ambos”.
O anúncio também menciona o alinhamento do portfólio de ativos e tecnologia de entretenimento da Sony e a plataforma de entretenimento social e ecossistema digital da Epic, no caso as oportunidades em torno de Fortnite e da Epic Games Store, para criar soluções únicas e novas experiências para consumidores e criadores. O negócio ainda está sujeito às condições habituais de aprovação, incluindo regulatórias.
“A poderosa tecnologia da Epic em áreas como gráficos os coloca na vanguarda do desenvolvimento de motores de jogos com o Unreal Engine e outras inovações. Não há melhor exemplo disso do que a experiência revolucionária de entretenimento de Fortnite”, comentou Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony.
“Por meio de nosso investimento, exploraremos oportunidades de colaboração adicional com a Epic para encantar e agregar valor aos consumidores e à indústria em geral, não apenas em jogos, mas também no cenário de entretenimento digital em rápida evolução”.
Em 2012, bem antes de Fortnite elevar o patamar de atuação da Epic, a chinesa Tencent investiu US$ 330 milhões na empresa americana, adquirindo 40% do negócio. Com o novo investimento da Sony, o valor de mercado da Epic está em US$ 17,86 bilhões.