A Sony confirmou os rumores e anunciou uma nova rodada de demissões na Bungie. A maior parte da equipe de Destiny 2 será eliminada e parte dos funcionários dedicados a Marathon também será afetada pelo corte.
A notícia foi dada na conta oficial da Bungie no X: “Com grande tristeza, estamos anunciando uma redução na força à medida que reorganizamos a Bungie”.
“Como líderes da Bungie, do passado e do presente, reconhecemos que Destiny 2 ficou aquém das expectativas nos últimos anos. Após a nossa atualização final de conteúdo para Destiny 2, e com os nossos projetos futuros ainda em incubação inicial, infelizmente não pudemos continuar a operar no nosso tamanho anterior. Sabemos que esta decisão tem um impacto profundo nas pessoas afetadas, nas suas famílias, amigos e colegas de equipa. Embora estas mudanças sejam necessárias para melhor posicionar o estúdio agora e no futuro, isso não diminui a dificuldade deste momento ou o impacto que tem sobre as pessoas afetadas”.
“Mais tarde, compartilharemos mais sobre esse futuro com todos vocês, mas hoje não é esse dia. Hoje, desejamos estender nossa gratidão e compaixão a todos os membros da equipe Bungie que foram impactados e aos que permaneceram. Esperamos que você faça o mesmo”.
O CEO da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst, informou hoje os funcionários da SIE sobre as demissões em um e-mail interno, que foi posteriormente publicado no site da Sony.
“Hoje quero compartilhar uma atualização difícil sobre a Bungie”, escreveu Hulst. “Tomamos a decisão de reduzir a força de trabalho da Bungie, afetando um número significativo de funcionários, incluindo a maior parte da equipe Destiny e alguns membros da equipe Marathon. Também há reduções nas equipes SIE que apoiam as operações da Bungie. Os afetados na Bungie e dentro da SIE estão sendo informados hoje”.
“Esta é uma notícia dolorosa, especialmente para colegas talentosos cujas funções foram eliminadas. Esta decisão foi tomada somente após extensa discussão e consideração cuidadosa, e quero fornecer algum contexto sobre como chegamos aqui. Nos últimos meses, juntamente com a liderança da Bungie, revisamos a direção de longo prazo do estúdio, as prioridades de desenvolvimento, as necessidades de recursos e o papel dentro de nossa estratégia de portfólio mais ampla. Exploramos múltiplas alternativas antes de concluir que era necessária uma redução para alinhar os recursos do estúdio com suas prioridades atuais e objetivos de longo prazo”.
“Como a Bungie compartilhou recentemente em sua atualização de Destiny 2, o estúdio iniciou uma nova jornada após o lançamento da atualização final de conteúdo do serviço ao vivo do jogo. O que a Bungie realizou com Destiny na última década foi verdadeiramente notável. A franquia deixou uma marca duradoura nos jogadores e na indústria, e todos que contribuíram para seu sucesso deveriam estar orgulhosos do que ajudaram a criar”.
“Marathon continua a ser uma parte importante do nosso portfólio e continuaremos a apoiar a equipe à medida que eles constroem a base sólida estabelecida nas temporadas 1 e 2 e enquanto trabalham nos esforços de incubação para projetos futuros. Embora seja muito cedo para discutir, somos encorajados pela criatividade e pelas oportunidades que temos pela frente. Nossa prioridade imediata é apoiar os funcionários afetados durante esta transição. Estamos fornecendo suporte à transição e, sempre que possível, trabalhando para identificar oportunidades na SIE e em nossa rede global de estúdios”.
“Quero agradecer sinceramente a todos os funcionários afetados por seu trabalho árduo, criatividade e contribuições para a Bungie, SIE e a comunidade de jogos em geral. Sei que as notícias de hoje são profundamente difíceis, não apenas para aqueles que estão saindo, mas também para os colegas e amigos que permanecem. Por favor, reservem o tempo necessário para processar esta notícia e apoiar uns aos outros. Obrigado por sua resiliência e apoio contínuo durante este momento difícil”.
Destiny 2 recebeu sua última atualização de conteúdo no início deste mês e a Bungie agora irá apenas manter o jogo funcionando na forma atual. Não há planos para um Destiny 3 e o estúdio se concentrará em desenvolver Marathon, apesar da pouca tração conseguida pelo jogo até o momento.
Em sua última apresentação de resultados, a Sony Interactive Entertainment reportou uma perda por redução ao valor recuperável de US$ 765 milhões relacionada aos ativos da Bungie. O estúdio foi comprado pela proprietária do PlayStation em 2022, por US$ 3,6 bilhões — um investimento considerado ousado na época e que hoje definitivamente não teve o retorno esperado.
— Bungie (@Bungie) June 25, 2026