O chefe dos estúdios do PlayStation, Hermen Hulst, afirmou que a Sony continuará sendo cautelosa ao lançar jogos exclusivos do PlayStation no PC, a fim de preservar o valor do console.
Desde que lançou Horizon: Zero Dawn no PC em 2020, a Sony tem mantido um fluxo regular, mas ainda bastante restrito, de lançamentos de marcas do PlayStation no PC. Os jogos têm permanecido exclusivos do PlayStation por pelo menos um ano, e apesar da Sony ter dito que seria mais agressiva em sua estratégia multiplataforma, o fluxo de lançamentos no PC segue – e seguirá sendo – esporádico.
Durante uma apresentação voltada a investidores nesta sexta-feira, Hulst foi perguntado se a Sony continuará sendo conservadora com sua estratégia multiplataforma, embora a tendência do mercado seja de empresas cada vez mais agnósticas em termos de plataformas.
“Você tem toda a razão ao afirmar que estamos continuamente explorando novas maneiras para os jogadores interagirem com suas franquias”, respondeu Hulst. “É importante perceber que estamos realmente pensando em levar nossas franquias para fora dos consoles para alcançar novos públicos e que estamos adotando uma abordagem muito comedida e deliberada ao fazer isso. Particularmente no lado single-player, nossos títulos de destaque são um grande diferencial”.
“O ponto de diferenciação, devo dizer, para o console PlayStation, é que eles mostrarão o desempenho e a qualidade do hardware. Portanto, queremos garantir que os jogadores tenham a melhor experiência com esses títulos. Estamos muito pensando em como, se e como levaremos esses títulos para outras plataformas”.
O CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, acrescentou que a empresa continuará observando o comportamento dos consumidores para “garantir que os atendamos adequadamente”. O executivo também foi questionado sobre a mudança da Microsoft para lançamentos multiplataforma e se ele considera isso algo positivo.
“Acreditamos que a concorrência no setor é saudável e nos impulsiona a inovar. Existem vários participantes que, juntos, impulsionam a indústria de jogos como um todo e, embora novos modelos de engajamento estejam sendo explorados, acreditamos que isso seja positivo. No entanto, como mencionei anteriormente, estamos confiantes e comprometidos com nossa estratégia atual, e não há necessidade urgente de uma mudança”.